Voltar 07 de Novembro de 2020

AUDIÊNCIA VIRTUAL: Dados apontam que mais de 80% da comunidade escolar é contrária ao retorno das aulas presenciais em Rondônia


O relatório com os resultados da Audiência Pública Virtual, ocorrida no dia 27 de outubro foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O documento revela que 83% dos participantes não concordam com o retorno das aulas presenciais em 2020, reafirmando assim, o posicionamento do Sintero.

A pesquisa foi respondida por trabalhadores em educação, pais ou responsáveis, estudantes e sociedade em geral. Durante a live, representantes de órgãos de controle e fiscalização, além de representantes sindicais expuseram suas considerações acerca do tema.

Na oportunidade, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, ressaltou que um possível retorno seria preocupante, uma vez que as escolas não possuem uma estrutura adequada e segura para atender a todos. Lionilda relembrou ainda a atitude precipitada na cidade de Manaus, que em 15 dias de volta às aulas, 342 professores da Rede Pública testaram positivo para o novo coronavírus. Ela ressaltou que é necessário analisar a situação com muita responsabilidade, pois o Estado de Rondônia não tem controle real da pandemia.

É importante destacar que o número de pessoas contaminadas pelo Coronavírus voltou a subir na capital do Estado, de acordo com o secretário de saúde, Fernando Máximo. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de sexta-feira (06/11), ele divulgou que em Porto Velho foram registrados 351 novos casos confirmados na primeira semana de outubro. Já na última semana do mesmo mês, o número subiu para 729 novos casos, representando um aumento de 107% em relação à primeira semana.

O Sintero espera que os dados da audiência pública virtual sejam levados em consideração pela Seduc e que todos os debates sobre o assunto sejam compartilhados pela comunidade escolar e a sociedade em geral, de modo que a deliberação da maioria seja respeitada.  O Sintero acompanhará as discussões em torno do assunto e fará intervenções para garantir que a saúde da categoria seja preservada, caso necessário.

VEJA O DOCUMENTO COMPLETO ABAIXO:

http://www.sintero.org.br/downloads/relatorio---audiencia-publica.pdf


1 Comentários

  • Rosana Silva
    18 de Novembro de 2020

    E como fica a situação de quem entrou em 85 como professora e em 95 passou para o cargo de Pedagoga, através de concurso e permaneceu com o vínculo com o estado sem interromper um único dia.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE