COMUNICADO

O Sintero comunica que diante da publicação da Instrução Normativa nº 44, de 20 de abril de 2021, que estabelece procedimentos para a análise dos pedidos da Transposição dos servidores aposentados e pensionistas de Rondônia e relaciona uma série de documentos aos optantes pela inclusão no quadro em extinção da Administração Pública Federal,  o sindicato tem buscado a colaboração com os órgãos estaduais responsáveis para disponibilizar os arquivos solicitados, dispensando deslocamento da categoria até o município de Porto Velho.

O Sintero destaca que nas Atas nº 16, 17, 18 e 19 do ano de 2021 (disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/comissao-ex-territorios/atas/2021/camaras-de-julgamento-de-rondonia), publicadas pela Comissão dos Ex-Territórios Federais (CEEXT), estão sendo solicitadas complementação de documentação aos aposentados e pensionistas baseadas na Instrução Normativa nº 44. Entre as informações requeridas, estão:

• Cópia integral do processo de Aposentadoria;
  • Cópia do Registro Geral - RG;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Dados bancários do beneficiário, contendo número e/ou nome do banco, da agência e conta-salário;
  • Comprovante de residência;
  • Ato de concessão de aposentadoria;
  • Certidões originais de Tempo de Contribuição/Serviço - CTC emitidas pela Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social do Estado, nos termos da Portaria nº 154, de 2008, contemplando todo o período vinculado ao regime próprio utilizado para fins de aposentadoria;
  • Certidões originais de Tempo de Contribuição/Serviço - CTC - emitidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, quando houver;
  • Contracheque referente ao mês em que manifestou a concordância, bem como do mês anterior à data do seu requerimento; e
  • Ato do respectivo Tribunal de Contas que atestou a legalidade do ato de aposentadoria, conforme inciso III do art. 71 da Constituição Federal.

Mediante a solicitação da CEEXT, o Sintero participou de reunião com a presidente do Instituto  de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon), Maria Rejane Sampaio dos Santos, no dia 07 de maio, quando ficou acordado que o órgão disponibilizará ao sindicato a cópia dos processos de aposentadoria dos filiados e filiadas da entidade, dispensando assim, que os mesmos tenham que se deslocar até Porto Velho, visto que a maioria das  informações solicitadas nas Atas estão contidas no referido documento. Portanto, reitera aos trabalhadores/as em educação listados nas Atas citadas acima que o sindicato já está intermediando a busca da documentação exigida pelo Governo Federal.

O Sintero informa ainda que aguarda resposta da Segep (Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas) quanto ao pedido de audiência feito pelo sindicato para acompanhar e contribuir na complementação de documentos que são de responsabilidade do Governo de Rondônia.

Foi solicitado reunião com a CEEXT com o objetivo de discutir sobre o envio de documentos dos servidores aposentados e pensionistas de Rondônia, visto que o volume dos arquivos é grande e, portanto, busca-se uma forma mais viável e segura para que todas as informações sejam encaminhadas dentro do prazo.

O Sintero destaca que tem atuado para agilizar a situação dos aposentados e pensionistas que esperam há anos para que seus direitos sejam reconhecidos. Portanto, reitera que não há necessidade no deslocamento dos filiados e filiadas até a capital rondoniense, uma vez que o sindicato está trabalhando em consonância com os órgãos estaduais. Em caso de dúvidas, os servidores e servidoras podem entrar em contato através do número (69) 3217-8600, com os números disponíveis em: https://sintero.org.br/page/diretoria ou nas Sedes Regionais do Sintero, espalhadas pelo Estado.

• GEMANIR DOMINGAS ARIOTTI
    10 de Junho de 2021

Por favor, estão providenciando ou temos quer ir até Porto Velho para solicitar os documentos.

13 de Julho de 2021

Pode ser entregue nas Regionais do Sintero.

• GEMANIRDOMINGAS ARIOTTI
    02 de Junho de 2021

Por favor, tem como fornecer um número de telefone celular para poder falar com vocês? Agradeço

13 de Julho de 2021