Voltar 14 de Setembro de 2021

Concurso "Sintero Freireano: Vivências das trabalhadoras e trabalhadores em educação a partir do legado de Paulo Freire” é lançado


Dando continuidade à programação em comemoração ao Centenário de Paulo Freire, o Sintero lançou nesta quinta-feira (09/09), o concurso “Sintero Freireano: Vivências das trabalhadoras e trabalhadores em educação a partir do legado de Paulo Freire”.  

A ação visa ressaltar produções acadêmicas e culturais de trabalhadoras e trabalhadores em educação no estado de Rondônia a partir das experiências cotidianas vivenciadas na formação educacional e profissional com as contribuições de Paulo Freire.  

O concurso possui 4 categorias e os/as filiados/as e/ou seus dependentes podem concorrer em todas as categorias, desde que obedeçam aos critérios específicos. Veja o quadro abaixo:  

MODALIDADE 

ORIENTAÇÃO 

HABILITADOS 

  

  

  

  

  

RESENHA TEMÁTICA 

Cada filiada/o concorrerá com produção de resenha, baseada em uma das seguintes obras de Paulo Freire: 

  • Pedagogia do Oprimido,  
  • Pedagogia da Indignação, 
  • Pedagogia da Libertação, 
  •  Pedagogia da Esperança. 

 

Nesta categoria concorrerão os participantes que possuam escolaridade NÍVEL SUPERIOR 

  

  

  

  

  

  

REDAÇÃO 

As redações produzidas deverão nortear-se em uma das obras de Paulo Freire, a seguir relacionadas: 

  

  • A importância do ato de ler, 
  • Professora sim, tia não, 
  • Educadores de Rua. 

Nesta modalidade concorrerão filiadas/os que tenham cursado ensino médio e/ou dependentes educandos cursando o ensino médio, através da inscrição de um/a professor/a filiado/a 

  

Os dependentes de filiadas/os que estejam cursando o ensino médio e queiram concorrer deverão, com consentimento de seus responsáveis, 

DESENHO 

 Os trabalhos desenvolvidos devem envolver a temática Freireana, apresentando desenhos cujo tema é “Gratidão a Paulo Freire.” 

Poderão concorrer todas/os filiadas/os e/ou dependentes devidamente matriculados na rede pública de ensino 

DEPOIMENTO 

Os participantes devem apresentar, via impressa, digitada ou vídeos, depoimento do uso da teoria Freireano em sua prática diária. 

Estão habilitados a participar dessa categoria exclusivamente os técnicos educacionais/ funcionários de escola. 

As inscrições para o concurso Sintero Freireano são gratuitas e deverão ser feitas através do link https://forms.gle/W5HN7ijfWmWzpYH7A . O prazo para as inscrições inicia no dia 09 de setembro de 2021 e finaliza no dia 30 de novembro, às 23h59. 

Para analisar as obras encaminhas, o Sintero instituirá uma Comissão julgadora composta por especialistas e estudiosos em literatura de Paulo Freire. Visando garantir um processo justo e transparente, não poderão participar do concurso qualquer pessoa que faça parte da Direção do sindicato ou da Comissão julgadora, conforme descrição do Edital (em anexo). 

Os prêmios para os vencedores das categorias Resenha, Desenho e Depoimento serão: primeiro colocado receberá um notebook, o segundo colocado um aparelho celular e o terceiro colocado um kindle, mais um livro de Paulo Freire. No caso específico da categoria Redação, ganhará premiações tanto o professor quanto o aluno. Os primeiros colocados receberão um notebook, no caso do professor/a, e para o aluno será entregue um aparelho cellular, mais um livro de Paulo Freire. Aos segundos colocados serão entregues um aparelho celular e aos terceiros colocados, serão entregues um kindle mais um livro de Paulo Freire.

O resultado do julgamento e classificação dos três primeiros colocados serão divulgados no site do Sintero até o dia 26 de outubro de 2021.

“Essa é mais uma iniciativa em comemoração ao centenário de Paulo Freire um dos maiores teóricos e militantes na defesa de uma educação popular e emancipadora em nosso país. Convidamos os nossos companheiros e companheiras, bem como aos seus dependentes que participem do concurso e que estejam atentos ao Edital para evitar qualquer tipo de transtorno quanto as regras estabelecidas”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero. 

VEJA O EDITAL ABAIXO:

https://sintero.org.br/downloads/sintero-freireano-.pdf


3 Comentários

  • Fabio Henrique
    02 de Fevereiro de 2022

    Gostaria de saber qual foi o resultado deste concurso?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    15 de Fevereiro de 2022

    Informações disponíveis no site!

  • Maria de Lourdes Cechinel
    27 de Setembro de 2021

    Excelente iniciativa. Uma forma de falar o quanto importante foi Paulo Freire para Educação brasileira, bem como para outros paises.

  • Wagner Souza Vitorino
    21 de Setembro de 2021

    Pena que não inseriram práticas de sala de aula que evoquem as abordagens de Paulo Freire. Tenho realizado uma pesquisa em que as obras de Paulo Freire foram a fundamentação do trabalho em sala de aula. Talvez na próxima, né?

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE