Voltar 17 de Junho de 2021

Governo do Estado publica decreto prorrogando suspensão das aulas presenciais até 31 de julho


O Governo de Rondônia publicou nesta quinta-feira (17/06), o Decreto nº 26.134, que trata sobre implementação de ações para enfrentamento da pandemia por parte dos municípios do Estado de Rondônia. No documento, ele prorroga a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual até o dia 31 de julho.

De acordo com o Decreto, após o término do prazo estabelecido, as aulas presenciais devem retornar de forma gradual, conforme o Plano de Retomada elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), bem como ao início da vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação (Art.11) . Quanto às aulas presenciais nas escolas municipais e instituições privadas, estas ficarão a critério de cada gestor municipal (Art. 12).

O Sintero reforça que seu posicionamento permanece contrário ao retorno das aulas presenciais até que haja vacinação em massa para todos os trabalhadores (as) em educação e para uma parcela expressiva da sociedade.

Na avaliação do sindicato em muitos municípios do Estado, a vacinação está caminhando de forma lenta ao esperado. Em Porto Velho, por exemplo, a vacinação aos profissionais que atuam no Ensino Fundamental do município foi adiada recentemente. Em relação aos servidores (as) estaduais, não há um calendário de previsão para o inicio da vacinação.  

Destaca-se que a maioria das vacinas testadas e já aprovadas pela Anvisa, necessita de duas doses para conferir uma taxa de imunização aceitável e, em grande parte das cidades do Estado, houve apenas a aplicação da primeira dose, necessitando assim, que os trabalhadores (as) em educação aguardem a segunda dose para garantir que estejam devidamente protegidos conforme determina os parâmetros estabelecidos pelos especialistas e pelas instituições que definem as regras da imunização, como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Sintero mantém posicionamento firme pela proteção da vida de toda a comunidade escolar, pela vacinação e adoção de protocolos sanitários rígidos  nas instituições de ensino, com respeito às medidas de distanciamento social. Até que os trabalhadores e trabalhadoras não estejam devidamente imunizados, o Sintero considera que a atual conjuntura ainda não permite que o retorno se efetive de modo seguro. Portanto, manifesta-se contrário ao afrouxamento do distanciamento social e de ações que promovam maior circulação e aglomeração de pessoas, como é o caso das escolas, que possibilitam esta finalidade.

Ano letivo se recupera, vidas NÃO!

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA O DECRETO

https://sintero.org.br/downloads/decreto-26134-implemento-de-acoes-para-enfrentamento-da-pandemia-por-parte-dos-municipios-1.pdf

 


1 Comentários

  • Otavio João Rauber
    17 de Junho de 2021

    Como respeitar as regras de distanciamento com mais de 50 alunos numa sala?

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE