Voltar 11 de Dezembro de 2020

PL que regulamenta o Fundeb é aprovado, mas permite destinação de recursos para iniciativa privada


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (10/12), o Projeto de Lei (PL) 4.372/2020, que regulamenta o novo Fundeb e o torna permanente. Entretanto, o texto não é fiel aos dispositivos da Emenda Constitucional 108/2020, que foi amplamente discutida e construída pelos trabalhadores em educação e pela sociedade em geral. Com o objetivo de retirar recursos da Educação Pública, a base bolsonarista da Câmara conseguiu aprovar destaques que permitem a destinação de recursos do Fundeb para entidades privadas sem fins lucrativos, como confessionais, comunitárias e filantrópicas, ligadas a igrejas. O texto seguirá para o Senado Federal.

A base privatista da Câmara, que segue as ideias de Bolsonaro, já havia demonstrado interesse em efetivar a manobra que retiraria recursos das escolas públicas e, com a aprovação, a rede privada está apta a receber até 10% dos recursos do Fundeb. Além disso, foi aprovado que o percentual de 70%, destinado exclusivamente ao pagamento e valorização dos trabalhadores em educação da Rede Pública, passe a ser aplicado ao pagamento dos professores da rede privada, bem como aos profissionais das áreas técnicas, administrativas e os multiprofissionais (psicólogos e assistentes sociais), inclusive os terceirizados.

Um dos poucos trechos preservadores trata-se da complementação da União, que aumentará de forma progressiva dos atuais 10% para 23% até em 2026.

O Sintero, atendendo ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), intensificou nos últimos dias, a campanha pela regulamentação do Fundeb em suas redes sociais, através da hashtag #RegulamentaFundeb. Ao analisar o texto aprovado, o sindicato considera as mudanças propostas pela oposição como um verdadeiro desmonte da Educação Básica do país. Mais uma vez, o atual governo propõe absurdos, que visam beneficiar os grandes empresários e iniciativa privada, para atender os seus interesses pessoais, enfraquecendo a máquina pública, que constantemente tem sido atacada. Ao retirar recursos que seriam destinados aos trabalhadores em educação, o governo prejudica diretamente o Piso do Magistério e destrói a carreira desses profissionais.

O Sintero manifesta indignação diante da aprovação de tais destaques que possuem o único propósito de sucatear a Educação Pública e penalizar os servidores da Educação, que sofrem com a defasagem salarial e com a desvalorização profissional. O Sintero ressalta que o Fundeb foi criado para fortalecer a escola pública e não para transferir dinheiro às instituições privadas. Logo, todos os deputados que concordaram com esta política devem ser considerados como traidores do povo brasileiro.

O Sintero convoca, desde já, os senadores de Rondônia para que se posicionem em favor da Educação Pública brasileira e para que retirem o pacote de retrocesso da Lei que regulamentará o Fundeb. Também solicita que a categoria continue participando da mobilização virtual, disponível em todas as redes sociais do Sintero e pressionem os representantes de Rondônia para que não permitam que os destaques sejam preservados na votação do Senado.


2 Comentários

  • Sebastião Ribeiro do Nascimento
    14 de Dezembro de 2020

    Nossos Senadores e Deputados, só quando chega o tempo de eleição que eles vê que a Educação é prioridade, é promessa em cima de de promessa, podem esperar que em 2022 eles estão a procura de ser eleitos e vem mais promessas vou fazer isso vou fazer aquilo, ganhou joga tudo no esgoto e dando risada do eleitor.

  • sebastiao bento da silva
    11 de Dezembro de 2020

    O que posso dizer a eles deputados e presidente da republica, que nos esperem em 2022, daremos a resposta que eles merecem nas urnas, daqui uns dias eles começam à aparecerem como cordeirinhos dizendo que são defensores da Educação e vão nos representarem como nossos verdadeiros defensores, aí nós vamos lembramos dessa atitudes que eles tomaram com relação nós educadores públicos.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE