Voltar 24 de Janeiro de 2023

Sintero destaca necessidade de mais valorização ao lembrar o Dia Internacional da Educação, comemorado neste 24 de janeiro

Matéria sobre o Dia Internacional da Educação

O Dia Internacional da Educação, comemorado no dia 24 de janeiro, é lembrado pelo Sintero como uma data a ser dedicada à reflexão sobre a necessidade de mais valorização do ensino público pelos governantes e pela sociedade, incluindo condições adequadas de trabalho e salários dignos não só para professores, mas para todos os profissionais da educação.

O Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 3 de dezembro de 2018, e comemorada pela primeira vez em 2019, com a finalidade de destacar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento dos povos.

Para o Sintero, quando se fala em processo educacional, não se deve olhar apenas para a atividade em sala de aula. Muito embora essa seja a atividade fim, o ensino depende de toda uma estrutura, que vai desde ambientes e materiais de trabalho adequados, profissionais motivados e dignamente remunerados nos demais setores da escola, como limpeza, merenda, portaria, vigilância, secretaria e setores administrativos.

“Após muita luta, conquistamos o piso salarial do magistério com correção pelo custo/aluno. Mas ainda precisamos conquistar um piso salarial mais justo para os técnicos e mais investimentos na melhoria das condições de trabalho e na melhoria da estrutura das escolas”, destacou a presidente do Sintero, Lionilda Simão.

Nesse sentido, a ONU comemora o Dia Internacional da Educação deste ano com o lema “Investir nas pessoas é dar prioridade à educação”. Esse lema também guiará um evento global que acontece na sede da Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA).


1 Comentários

  • Michele
    27 de Janeiro de 2023

    Querem valorizar os profissionais de educação? Ao invés de textão, cobrem o rateio do fundeb do governador. Querem valorizar? Cobrem insalubridade das merendeiras e zeladoras, cobrem aumento do auxilio alimentação. Isso é só pra começar.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    01 de Fevereiro de 2023

    Olá, o Sintero tem atuado para que este e outros itens da pauta de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação sejam atendidos.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE