Voltar 25 de Janeiro de 2022

Sintero discute estratégias de luta e decide mobilizar a categoria pelo piso do magistério e pela valorização dos técnicos

A Diretoria do Sintero reuniu na manhã desta terça-feira (25/01) o Sistema Diretivo, composto pela Diretoria Executiva, Diretorias de todas as Regionais e membros do Conselho Fiscal para discutir estratégias de luta visando à defesa do piso do magistério, da valorização dos técnicos educacionais e os demais pautas de luta para 2022.

A reunião foi por vídeo conferência e durou toda a manhã, tendo iniciado às 8 horas e se encerrado às 13 horas. O encontro foi aberto pela presidenta do Sintero, Lionilda Simão, que fez uma explanação sobre a situação e os temas que estão na luta a ser encampada pelo sindicato neste início de ano.

Os principais temas abordados foram a necessidade de uma grande mobilização visando à defesa do piso do magistério, que está ameaçado de ser extinto pelo governo Bolsonaro, a defesa urgente de valorização dos técnicos educacionais que estão com os salários congelados desde 2018, quando conquistaram reajuste através de uma greve que durou 45 dias, e o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais e municipais diante do aumento de casos de covid pela variante ômicron.

Lionilda Simão explicou cada situação e ouviu a avaliação dos diretores de cada Regional e também dos diretores da Executiva, que, à unanimidade apontou para a mobilização da categoria em todo o Estado através de assembleias para que os próprios trabalhadores e trabalhadoras em educação deliberem sobre as atividades a serem desenvolvidas.

A Diretoria do Sintero informou que já está participando da mobilização nacional liderada pela CNTE – Confederação Nacional de Educação na defesa do piso do magistério, que já iniciou a luta através de questionamento à Justiça sobre a validade da Lei nº 11.7388 (Lei do Piso) mas também concluiu que a categoria será convocada para a luta em defesa das pautas locais.

Ficou deliberado que já no dia 02 de fevereiro Rondônia participará do dia nacional de luta, com a realização de atividades e atos de protesto em frente às Câmaras Municipais e à Assembleia Legislativa do Estado em defesa do piso do magistério, e no início do ano letivo os trabalhadores e as trabalhadoras em educação serão convocados para uma assembleia geral para esclarecimentos e para levar à categoria todas as informações sobre a ameaça de golpe contra a lei do piso e sobre a necessidade de lutar pela recomposição salarial dos técnicos, bem como sobre os demais itens da pauta, que inclui melhoria das condições de trabalho, início das aulas em 2022 e melhoria da qualidade do ensino.

Em seguida, no retorno das férias, serão convocadas assembleias com os trabalhadores e as trabalhadoras em educação em todas as Regionais para deliberar sobre a estratégia de luta.

Ao final da reunião a presidente do Sintero, Lionilda Simão agradeceu a todos e todas pela participação, e reafirmou o compromisso do sindicato com a luta em defesa dos direitos e dos interesses da categoria. “O Sintero é feito de luta. Tudo o que a categoria conquistou até agora foi a través da luta. Fundeb, piso do magistério, abono salarial, reajustes, tudo foi através de luta. Agora não vai ser diferente. Temos disposição para lutar pela categoria”, disse.

27 de Janeiro de 2022

O Presidente Jair Bolsonaro anunciou desde ontem o Reajuste no Piso Salarial dos Professores 33,24%.

• ISAEL GARCIA DE MOURA
    26 de Janeiro de 2022

ME RESPONDA UMA COISA, OS TÉCNICOS VÂO ENTRA NOS 33%? DE AUMENTO SALARIAL.

Sintero
    Resposta do Sintero
    15 de Fevereiro de 2022

Infelizmente a legislação do Piso do Magistério não contempla os técnicos educacionais. Entretanto, o Sintero possui como prioridade em sua pauta de valorização, o reajuste salarial destes profissionais.

26 de Janeiro de 2022

Será que o Governador dará o aumento de 33,23% no pagamento de fevereiro retroativo a janeiro? Esperamos nosso Reajuste do Piso Salarial no próximo mês seria uma bênção.

25 de Janeiro de 2022

Parabéns para todos os representantes da nossa categoria Sintero pela disposição em defender os nossos interesses. Vocês merecem nossos parabéns. Obrigado por nos representar e nos defender.