Sintero e Sindsaúde reivindicam equiparação dos valores do auxílio alimentação aos servidores públicos

O Sintero e o Sindsaúde estiveram nesta terça-feira (14/03) na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), para reivindicar equiparação dos valores do auxílio alimentação aos servidores/as públicos, visto que algumas categorias são beneficiadas com valores superiores ao da Educação e Saúde. Também foi reivindicado a intervenção dos deputados para o reajuste do auxílio saúde.

Conforme levantamento feito pelos sindicatos, algumas categorias chegam a receber mais de R$1.500,00 de auxílio alimentação, enquanto os profissionais da Saúde e Educação recebem R$254,00 e R$253,00, respectivamente.

Em diálogo com a presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALE/RO, deputada Cláudia de Jesus (PT), o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputados Luizinho Goebel (PSC) e com os parlamentares Gislaine Lebrinha (União Brasil), Taíssa Sousa (PSC) e Cássio Gois (PSD), enfatizou-se que essa é uma reivindicação antiga dos Planos de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação e também da Saúde. Além disso, em diálogo com os sindicatos, o Governador de Rondônia comprometeu-se em resolver essa disparidade de valores entre as categorias. Entretanto, nada aconteceu até o momento.

Ambos os sindicatos receberam informações extraoficiais que será protocolado na ALE/RO um Projeto de Lei com atualização dos valores. Embora não tenham sido notificados formalmente sobre essa medida, os sindicatos solicitaram aos parlamentares que incluam essa discussão em suas pautas.

Em resposta, os deputados e deputadas se comprometeram em acompanhar a pauta e fazer o debate antecipado dos projetos de Lei pertinentes às categorias. Disseram ainda, que irão auxiliar nesta pauta para que nenhuma categoria seja prejudicada.

“Solicitamos o envolvimento dos parlamentares para que todos os projetos encaminhados à Casa de Leis sejam debatidos com os representantes da categoria, pois desta forma poderemos impedir que injustiças como esta continuem a ser uma realidade em Rondônia”, disse a presidenta do Sintero, Lionila Simão.

VEJA O DOCUMENTO PROTOCOLADO PELOS SINDICATOS:

• Judite Vieira de Santana Freitas
    08 de Junho de 2023

É justo que isso aconteça. Parabéns aos deputados (as) somos todos servidores, e temos os mesmos direitos, e as necesidades de alimentação são as mesmas.

• PAULO GUEDES DA SILVA
    18 de Março de 2023

Vergonhoso esses nossos auxílios, uma categoria tão importante para o desenvolvimento de qualquer país merece ser valorizada.

• CARLSON LIMA
    15 de Março de 2023

Nosso auxílio alimentação, também conhecido como auxílio coxinha não tem reajuste desde 2016. Auxílio alimentação R$:253,00 desde maio de 2016. Qual é o tamanho da desvalorização deste auxílio hoje?

• Gostaria que seja visto o valor do auxílio saúde mais o salário de aposentado
    15 de Março de 2023

Espero que seja visto o salário dos aposentados fiquei 5 anos e não tive um centavo de aumento no meu salário e auxílio saúde também

• Sebastião Ribeiro do Nascimento
    15 de Março de 2023

Sobre auxilio saúde e alimentação, tem outras categorias que até aposentado do Estado recebem essa gratificação, como pode uma coisa dessa.

• luciorlando p. de Oliveira
    15 de Março de 2023

os mas prejudicado é técnicos nível 1 da educação. é uma desigualdade grande.

• Maria Luiza
    14 de Março de 2023

Parabéns galera, tomojuntas nessa luta.

• Eliete Silva de Oliveira
    14 de Março de 2023

Hoje mesmo cancelei um plano odontológico, pois os valores foram resjustado e não tinha como pagar com esse misero auxílio saúde que recebemos , chega ser vergonhoso ver o quanto somos desvalorizados diante de outras categorias de profissionais de Rondônia.