Voltar 29 de Novembro de 2021

Sintero reivindica que sobras do Fundeb sejam aplicadas em valorização salarial para trabalhadores em educação


O Sintero, entidade que atua na defesa do desenvolvimento da educação pública e por valorização profissional aos trabalhadores e trabalhadoras da área, faz reivindicação aos gestores estadual e municipais para que utilizem as sobras resultantes dos recursos do Fundeb, em valorização profissional para a categoria, nas localidades onde houver resíduos. 

O novo Fundeb, regulamentado através da Lei nº 14. 113/2020, foi uma luta encampada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e, no Estado de Rondônia, articulada pelo Sintero. Graças à pressão popular, foi possível torná-lo permanente e com mais recursos. Uma das conquistas asseguradas na nova legislação foi o aumento de 60% para 70% do percentual utilizado para pagamento dos profissionais da educação básica, definidos pela Lei nº 9. 394/96 e Lei nº 13.935/2019. 

Em razão da pandemia da Covid-19 e das limitações impostas pelas medidas de distanciamento social, as escolas tiveram com suas atividades suspensas, retornando às aulas presenciais somente no segundo semestre de 2021. Com isso, o Estado e grande parte dos municípios de Rondônia deixaram de investir os recursos do Fundeb, o que ocasionou sobras significativas. 

Ao deixar de executar o mínimo previsto no Fundeb até o mês de dezembro, o Poder Executivo, responsável por gerenciar essas verbas corre risco de ser penalizado. Por isso, uma prática orientada pelo Sintero e com embasamento legal é efetivar o abono salarial aos profissionais da educação, como forma de reconhecimento ao trabalho prestado pela categoria, principalmente, após atuação desses profissionais nas aulas remotas e no ensino híbrido.

Além disso, o Sintero reivindica que haja iniciativas de valorização salarial aos demais profissionais da área, como é o caso dos técnicos educacionais, que não são incluídos no percentual de 70% do Fundeb, mas que podem ser reconhecidos da mesma maneira através da criação de políticas de valorização das Secretarias de Educação com utilização de recursos próprios.

O Sintero solicita publicamente aos gestores para que se manifestem e apontem de que forma os recursos do Fundeb foram utilizados e se, de fato, há sobras para serem distribuídas, garantindo um processo justo e transparente aos profissionais que atuam diariamente no compartilhamento de ensino. 

"Queremos provocar todos os gestores, estadual e municipais, para que discutam com nossas representações regionais sobre o assunto. O Fundeb é um direito garantido através da nossa luta e, por isso, é justo que sejamos reconhecidos financeiramente, caso haja recursos que deixaram de ser aplicados", disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero. 
 


14 Comentários

  • Maria Nabia Freitas deSá
    02 de Dezembro de 2021

    Os aposentados ficaram serão beneficiados com o rateio do fundef

  • Roberto
    01 de Dezembro de 2021

    Será que dessa vez os técnicos serão lembrados, em outras ações so os professores tiveram reajuste.

  • Rogério Faria Prado
    01 de Dezembro de 2021

    Boa tarde, vi na matéria que nós técnicos estamos de fora, também vi que pede o reconhecimento desses profissionais, espero mesmo isso, sou filiado e já não aguento mais ouvir falar sindicato dos professores, gostaria muito que não houvesse essa separação e nas conquistas todos sejam contemplados e que técnicos e professores sejam o mesmo.

  • Mizael Soares de Sousa
    01 de Dezembro de 2021

    Mais uma politica do sintero.

  • REINALDO JOSÉ DUARTE
    01 de Dezembro de 2021

    O SINTERO sendo "sintero", isso.mesmo, em.ketraa minúsculas. A luta sempre foi em favor da classe de professores e.nao dos técnicos. Eu por.exemplo, sou técnico educacional e pago com recursos do FUNDEB, então, porque não ter direito se a fonte de recursos é a mesma. Parem de distorcer e sim lutar por nos de fato, afinal, também contribuímos mensalmente com o Sindicato. Faça educação sem eles!?

  • Gildazio Pereira de Barros
    01 de Dezembro de 2021

    Essas verbas são destinada para a educação e deve ser dividido entre todas as classes educacional principalmente no setor público onde a educação básica é um ponto importante no que se respeito à educação neste país.

  • Sonia Beatriz Cicilini Feitosa
    30 de Novembro de 2021

    Li o artigo em sua íntegra. O educador passa seus dias e horas , estudando, se atualizando, preparando aulas para suas classes diversificadas. Sem falar na elaboração de trabalhos , provas bem como suas correções. Quando aposenta? Acontece isso: ELE é um incômodo, Não tem valor, não recebe nenhum benefício financeiro? Porquê o aposentado não merece receber o abono do Fundep?

  • Paulo Barbalho de Lima
    30 de Novembro de 2021

    O Sindicato(Sintero) deveria também revindicar que o Governo de Rondônia pague a Licença em Pecúnia dos Professores Aposentados que até agora não recebi ,. Faz 6 anos que me aposentei montei o processo para pagamento de Licença Prêmio em Pecúnia e Férias esse processo se encontra do RH da Seduc e até agora não recebi. Interceda por nós junto ao Governo de Rondônia. Obrigado/

  • JOSE CORDEIRO DE MIRANDA
    30 de Novembro de 2021

    Com certeza vai acontecer na totalidade de quase todos os municípios brasileiros, voltamos a sonhar, neste, momento através da sobras ou rateio do Fundeb, mas, deveríamos buscar em União de toda classe dos professores para enfrentarmos juntos dois situações, a primeira de tentarmos construi um valorização dos professores através dos seus planos de cargos e salários, e NÃO através de sobras ou

  • Janete de Fátima Moraes
    29 de Novembro de 2021

    Oi boa noite, gostaria de pedir por favor pra verificar como foi feito os cálculos de progressão, tendo em vista que muitos receberam valores diferentes. Eu mesma recebi somente 287 reais, alguns colegas receberam 500 reais, outros 1400 reais. Por favor, aguardo resposta.

  • Maria Luiza
    29 de Novembro de 2021

    Fico idiguinada com esses governantes, porque td tem que estarmos catucando eles para que façam o que é justo, fico mais irada por eles nós tratar como lixo esses míseras, porquê não considero logo o que a lei pede?

  • Claudionice Gonçalves Guimarães
    29 de Novembro de 2021

    Queremos e merecemos receber esta sobra tendo em vista o trabalho árduo e cansativo durante a pandemia e de grande importância social sempre o trabalho do professor

  • Claudionice Gonçalves Guimarães
    29 de Novembro de 2021

    Queremos e merecemos receber esta sobra tendo em vista o trabalho árduo e cansativo durante a pandemia e de grande importância social sempre o trabalho do professor

  • Maria Socorro de Andrade Theodoro Theodoro
    29 de Novembro de 2021

    Bem justa este posicionamento e pensando realmente nos técnicos pois são os mais excluídos e uma remuneração dá qual não está sendo possível ter um plano de saúde, senão não tem para comer, não ficamos parados durante essa pandemia, mesmo sendo de risco, técnicos N 2 trabalhou home office!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE