Sintero reúne-se com reitora da UNIR e propõe parceria na utilização dos espaços da Sede Social

O Sintero, através da presidenta Lionilda Simão e a secretária-geral Dioneida Castoldi, reuniu-se nesta segunda-feira (26/07), com a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, para propor parceria na utilização dos espaços da Sede Social em Porto Velho. De acordo com a Direção do Sintero, o espaço foi projetado justamente visando garantir convênios para a oferta de serviços de saúde psicológica e clínica aos filiados e filiadas.

A Sede Social do Sintero foi reinaugurada em 2019, após passar por reforma e ampliação em suas instalações. A estrutura tem à disposição 4 novas salas, que devem ser estruturadas para a realização de consultas médicas.

Durante a reunião, Lionilda Simão discutiu ainda sobre as pautas de luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e sobre os retrocessos sofridos pela classe trabalhadora através da retirada de direitos. Ela mencionou sobre o congelamento de investimento à Educação por meio da Emenda Constitucional nº 95/2016 e os cortes de 30% dos recursos de todas as Universidades e Institutos Federais anunciados pelo Ministério da Educação em 2019.

Na oportunidade, a presidenta do Sintero discutiu sobre o posicionamento da entidade quanto ao retorno das aulas presenciais, marcado para o dia 09 de agosto, conforme anúncio feito pelo Governador Marcos Rocha. Lionilda disse que o Sintero defende que o retorno presencial aconteça somente quando a categoria estiver completamente imunizada, com a aplicação da 2ª dose da vacina e com respeito ao tempo para garantir a maior eficácia da imunização. Além disso, defende a utilização de protocolos sanitários rígidos nas escolas.

Em resposta, Marcele Pereira disse que possui interesse em colaborar com o Sintero para que os espaços da Sede Social sejam aproveitados pelos alunos da universidade em serviço da categoria. Ela falou ainda que compartilha do mesmo entendimento do Sintero quanto ao retorno presencial e no caso da Unir, há uma expectativa para que ele se efetive somente quando grande parcela da sociedade rondoniense estiver devidamente imunizada. Inclusive, disse que foi instituído Comitês Científico e de Biossegurança para viabilizar informações e instruções no combate a propagação da Covid-19, que orientará a retomada das atividades acadêmicas.

Lionilda Simão pediu para que a Unir forneça as informações elaboradas pelos Comitês e sugeriu a realização de live para dar publicidade aos dados e orientações à sociedade rondoniense, de forma a alertar que o retorno presencial necessita de maior planejamento para assegurar a integridade física e de saúde de toda comunidade escolar.

“Esperamos que esse seja o início de uma longa parceria entre o Sintero e Unir. Acreditamos que nosso espaço será bem utilizado pelos acadêmicos/as da universidade federal e estamos ansiosos para que nosso projeto avance, pois nossos filiados e filiadas serão os maiores beneficiados”, disse Lionilda Simão.

VEJA AS FOTOS ABAIXO:

• Araújo Pinto de Almeida
    26 de Julho de 2021

Que tipo de governo é o nosso :democrático ou autoritário? Cadê os nossos representantes? Todo poder emana do povo. Alguma coisa deve ser feita, ou vai deixar a boiada passar ?será que essa moda pega?