Voltar 12 de Janeiro de 2022

Trabalhadores em educação repudiam declarações de Confúcio Moura sobre a destinação das sobras do Fundeb

Os trabalhadores em educação de Rondônia, representados pelo Sintero, consideram infeliz e inapropriada a declaração do senador licenciado Confúcio Moura acerca da destinação das sobras dos recursos do Fundeb, que no encerramento do exercício de 2021 foram revertidas em abono para valorizar os profissionais da educação. A Direção do Sintero contesta principalmente o trecho da declaração em que Confúcio acusa os sindicatos de “quererem dinheiro para gratificar o pessoal”.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, destacou que o sindicato tem como bandeira principal a luta pela valorização dos profissionais da educação, que ano após anos vêm sofrendo desgastes e achatamento salarial pela falta de compromisso dos governos com o ensino público. “Nós não queremos dinheiro para gratificar ninguém. Nós queremos o compromisso do governo com a valorização da educação”, disse Lionilda Simão.

A direção do Sintero lembrou que o senador Confúcio Moura teve dois mandados como governador de Rondônia e perdeu inúmeras oportunidades de reconhecer a importância da educação e de valorizar os profissionais. Por isso, não tem o direito de vir a público condenar a luta dos sindicatos que buscam a melhoria da qualidade do ensino público.

O Sintero destaca que a destinação das sobras do Fundeb para conceder abono aos profissionais do Magistério é legal e legítima, pois tratam-se de recursos destinados especificamente ao pagamento da folha de salários do Magistério dentro do exercício financeiro de cada ano, sendo vedada por lei a sua utilização para outras finalidades. Ou seja: se os recursos não são utilizados em pagamento de salário, obrigatoriamente são devolvidos ao fundo.

“Com o magistério desvalorizado, o desmonte da educação pública, salários defasados, e uma situação que merece mais atenção por parte dos governos, seria um crime, havendo sobra de recursos, deixar o dinheiro voltar, podendo utilizar essas sobras para valorizar os profissionais do Magistério”, disse a presidente do Sintero, Lionilda Simão.

Ela também destacou que foi acertada a decisão dos governos que utilizaram as sobras do Fundeb para conceder abono, especialmente porque no ano de 2021 o piso do Magistério não teve reajuste, muito embora desde o início da pandemia os trabalhadores em educação têm trabalhado mais do que o dobro para manter a continuidade das aulas de forma remota, por vídeo, utilizando recursos próprios, sem que tenham recebido nenhum acréscimo no salário por isso.

• Rosana Andrade vilela Franciscon
    14 de Janeiro de 2022

Perfeita a colocação da Sr. Lionilda, os servidores da Educação como sempre depreciados por políticos sem um mínimo de noção do que nós, professores passamos para levar conhecimento! Nada muda, que tristeza!?

• Zenilda Martins
    14 de Janeiro de 2022

DEVERIA TAMBÉM GRATIFICAR E VALORIZAR QUEM DEU A VIDA PELA EDUCAÇÃO, OS APOSENTADOS QUE SÃO ESQUECIDOS...ESSE DIREITO FOI NEGADO.

• Viviane Ferreira Botelho
    13 de Janeiro de 2022

Passou da hora de valorizar os professores.

• sebastiao bento da silva
    13 de Janeiro de 2022

resta isso, porque na minha opiniao nem isso ele merece.

• sebastiao bento da silva
    13 de Janeiro de 2022

Infelismente mais uma vez o senador licenciado Confucio Moura perdeu a oportunidade de ficar calado pois perdeu o prestigio que ainda lhe restava perante ao seu eleitorado de Rondonia na area da Educacao, com essa infeliz acabou, o que lhe resta e a aposentadoria, infelismente ainda lhe :: :

• Francisc Das Chagas Lima Pereira
    13 de Janeiro de 2022

Os governantes não querm a população critica inteligente cego só assim eles podem fazer o que bem entenderem

• LUCIANA DE MELO NASCIMENTO
    12 de Janeiro de 2022

Muito bem SINTERO apoiado, se fosse pra aumentar o salário dos governadores, deputados, senadores e outros não seria gratificação, e sim direito por prestar serviços públicos a população brasileira com todos os direitos....e mordomias.....td pago pelo povo....é muito triste, pq nossa categoria nunca tem direito à nada.....

• Auricelia Marques De Oliveira
    12 de Janeiro de 2022

Verdade. O governo tem feito até um bom mandato com o processo seletivo de técnico educacional que deu maio apoio às aulas remota sou emergencial e Eu sei o quanto foi de grande valia nosso trabalho junto com os professores e direção pra uma melhor educação no meio da pandemia, nada mas justo do que o reconhecimento em valor para os profissionais.

• Marivaldo Rodrigues Lisboa
    12 de Janeiro de 2022

Os professores não estão sendo devidamente valorizados há muito tempo .

• Maria Aparecida da Silva de Matos
    12 de Janeiro de 2022

Na verdade se é para quem tem direito, os professores porque os aposentados não terão direito somos o que mais sofremos no passado, vamos dividir o bolo em fatias iguais eu penso.

• Claudio Natal da Silva
    12 de Janeiro de 2022

Sou Professor, funcionário do estado de Rondônia desde 1988 e quero deixar aqui meu total repúdio às declarações do senador afastado Confúcio Moura.