Voltar 11 de Outubro de 2019

Nota de Repúdio


O Sintero vem a público manifestar repúdio à atitude do Governo do Estado de Rondônia, em fechar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pau Brasil, localizada a cerca de 20km do município de Presidente Médici. O Governo justifica o ato baseando-se no Decreto nº 20.070, que institui o reordenamento das escolas de forma em que o Município passará a ofertar apenas a fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ficando a cargo do Estado as demais séries, ou seja, 6º ao 9º ano e o Ensino Médio. Além disso, argumenta que o fechamento se deu em virtude da pouca quantidade de alunos matriculados na escola.

Para o Sintero, o fechamento de escolas, principalmente na área rural, é um desrespeito aos cidadãos que vivem no campo e que precisam proporcionar aos seus filhos uma educação de qualidade. Com o fechamento da escola, grande parte dos alunos precisarão se deslocar diariamente até às escolas de Presidente Médici, colocando-os em situações delicadas, principalmente quando se refere às condições de transporte público e com o cenário de insegurança pública. Sem contar nos transtornos causados aos trabalhadores em educação que sempre trabalharam dignamente para oferecer um serviço de excelência.

Como representante desta classe, o Sintero defende que a Educação é um investimento, e como todo investimento, deve ser ampliado e jamais reduzido.

O Sintero reitera seu compromisso de luta contra os retrocessos e pede apoio da sociedade para que juntos possamos garantir políticas públicas para uma educação de qualidade no campo e na cidade, com foco no investimento necessário para a construção de uma sociedade igualitária.

Sintero – Regional Guaporé.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE