Sintero Logo
Sintero
calendar_today 13:29

SINTERO parabeniza estudante por destaque em projeto escolar

Regionais: Apidiá Café Centro I Centro II Cone Sul da Mata Estanho Guaporé Mamoré Norte Rio Machado

O estudante Daniel da Silva, do Colégio Tiradentes, morador da zona rural do distrito de Jaci-Paraná, foi selecionado para participar da 7ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorrerá em agosto de 2026, em Niterói.

A conquista é resultado de um projeto desenvolvido no ambiente escolar a partir da técnica de animação stop motion, com foco na conscientização ambiental. Inspirado pelos impactos das queimadas vivenciados em sua comunidade, Daniel transformou a realidade local em uma produção criativa e crítica, evidenciando o papel da educação na formação de jovens protagonistas.

Segundo a professora orientadora, o estudante demonstrou, desde o início, interesse, sensibilidade e capacidade de reflexão, destacando-se pelo envolvimento com a proposta e pela construção de um olhar crítico sobre o tema. O trabalho foi aprimorado por meio de oficinas pedagógicas e, posteriormente, inscrito em evento científico, onde obteve aprovação.

O próprio estudante ressalta que o projeto surgiu a partir de experiências vividas em sua comunidade e se tornou uma forma de expressar, por meio da arte e da tecnologia, questões ambientais que impactam diretamente o cotidiano local.

O SINTERO parabeniza Daniel pela importante conquista e reconhece o papel fundamental da mediação pedagógica nesse processo, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.

Clique aqui para ter acesso e conferir o retato do estudante e da professora.