Voltar 24 de Fevereiro de 2023

24 de fevereiro - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

No dia 24 de fevereiro é celebrada a conquista do voto feminino no Brasil. Essa conquista foi obtida graças ao movimento encampado por mulheres ao longo de décadas e assegurada somente em 1932 no Código Eleitoral.

Apesar do avanço, é necessário reconhecer que a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual. Mesmo representando 53% do eleitorado brasileiro, elas ainda são minoria nos cargos políticos e de poder. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de candidatos em 2022, 34% foram mulheres. Entre os eleitos, elas representam apenas 18%.

Para a secretária de Gênero e Etnia, Rosa Negra, a presença de mulheres na política precisa ser mais estimulada. Para isso, o primeiro passo é conscientizá-las a partir de campanhas a serem elaboradas pelo Governo Federal. Também é importante a criação de políticas públicas que estimulem a promoção da igualdade de gênero.

“É preciso promover maior reflexão e debate sobre a importância da ocupação das mulheres nos espaços decisórios e de poder. Passados mais de 90 anos, podemos afimar que a nossa ideia de democracia e inclusão em todas as esferas está longe de ser o que almejamos ”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Liomar oliveira dos Santos
    28 de Fevereiro de 2023

Cadê a correção do piso...kkkkk,sindicato parece mais se preocupar com outras causas do que o que realmente interessa a categoria

27 de Março de 2023

Estamos em negociação para garantir o reajuste. Continue acompanhando nosso site!