ALE cobra resposta do governo

Os trabalhadores em educação, em greve desde o dia 21 de maio, participaram da sessão desta terça-feira, 04/06, da Assembleia Legislativa, oportunidade em que pediram o apoio dos deputados estaduais na luta pelo atendimento das reivindicações.

Vários parlamentares se manifestaram em apoio à greve dos trabalhadores em educação por considerarem justas e necessárias as reivindicações, e por entenderem que a paralisação das atividades foi o último recurso da categoria diante da inércia do governo.

A Assembleia Legislativa tem apresentado severas críticas à atuação do governador Confúcio Moura, da secretária de Estado da Educação Izabel Luz e das Procuradoras Jane Rodrigues Maynhone e Maria Rejane Sampaio dos Santos Vieira.

A direção do Sintero acompanhada de uma comissão de negociação foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, pelo líder do governo na Casa, deputado Kaká Mendonça, e por uma comissão de deputados estaduais dispostos a ajudar na busca de um diálogo com o governo.

Durante a reunião o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, relatou que em dezembro foi encaminhada ao governo uma pauta de reivindicações cujos itens principais são a reposição de perdas salariais e a implantação efetiva do Plano de Carreira (Lei nº 680/2012).

Desde então o sindicato vem tentando dialogar com o governo visando ao atendimento das reivindicações, mas o que tem recebido são respostas negativas por parte do Executivo estadual.

Ele destacou que enquanto o governo se nega a atender às reivindicações alegando falta de recursos, demonstra exatamente o contrário em suas atitudes como a valorização excessiva dos cargos comissionados através dos CDSs, aumento excessivo dos valores de contratos com empresas terceirizadas, como a empresa de vigilância, e a falta de transparência com as verbas da educação.

Após ouvir os relatos do Sintero, os deputados, representados pelo presidente da ALE Hermínio Coelho e pelo líder do governo, Kaká Mendonça, se comprometeram em buscar uma reunião com o governador Confúcio Moura para intermediar uma negociação. Após o contato com o governador, os deputados deverão marcar uma reunião com o comando de greve.

Um dos assuntos em pauta é a substituição da Procuradora Geral do Estado, que vem prejudicando o funcionamento do governo e é acusada pelos sindicatos de perseguir funcionários públicos.

Caravanas do interior

Nesta quarta-feira pela manhã milhares de trabalhadores em educação integrantes de caravanas de todo o Estado desembarcarão em Porto Velho para uma série de protestos, dispostos a só retornarem aos seus municípios após a apresentação de uma proposta por parte do governo.