A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) aprovou nesta terça-feira (16/05), o Projeto de Lei que reajusta em 14,95% o vencimento dos técnicos e técnicas educacionais. O texto foi aprovado com 20 votos favoráveis e nenhum contrário.
Esse foi mais um capítulo da luta do Sintero em favor dos servidores/as da Educação de Rondônia. Nas últimas semanas, o sindicato esteve em um intenso trabalho para que tanto a atualização do Piso do Magistério quanto o reajuste dos/as técnicos/as educacionais fossem pagos no mês de maio. Após muitas reuniões de articulação, o Sintero assegurou valorização salarial para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação.
No caso dos técnicos e técnicas educacionais, a luta para que o mesmo percentual aplicado ao Piso do Magistério de 14,95% fosse estendido a esses profissionais, foi iniciada ainda em 2022. Em sua argumentação, o Sintero defendeu a igualdade dos percentuais baseado na relevância que esses profissionais têm no processo educacional e na inclusão deles na subvinculação do percentual de 70% dos recursos do Novo Fundeb, pela Lei nº 14.276/2021, destinado ao pagamento dos profissionais da Educação.
O Sintero ressalta que o Plano de Valorização da categoria é amplo e deve ter continuidade nas discussões para que as demais demandas da categoria sejam atendidas, como é o caso do aumento do valor da Gratificação de Unidade Escolar a este servidores.
“Neste dia Mundial dos Funcionários e Funcionárias de Escola, garantimos uma importante conquista a nossa categoria. Sabemos que, muitas vezes, esses profissionais são invisibilizados, desvalorizados quanto aos seus vencimentos salariais, mas o Sintero nunca deixou de atuar em favor deles, por considerá-los essenciais para o processo educacional. Parabéns a todos e todas!”, disse Lionilda Simão.
VEJA A TABELA SALARIAL DOS/AS TÉCNICOS/AS
https://sintero.org.br/downloads/lei-estadual-dispoe-sobre-a-concessao-de-reajuste.pdf
VEJA A TABELA SALARIAL DOS/AS PROFESSORES/AS
https://sintero.org.br/downloads/tabela-salarial-dos-profissionais-do-magisterio-2023-1.pdf
O governo enrolou e não aumento o auxílio alimentação, pq para a Educação tudo é difícil tremenda desvalorização ?
Fomos saqueados pelo governo de RO
Gostaria de saber se esse aumento se estende aos aposentados? Obrigada!
Parabéns ao nosso governador
Cadê reajuste nas gratificações, também era da luta,e ficou esquecido