Centenas de trabalhadores em educação, Técnicos Educacionais do estado de Rondônia, participaram hoje pela manhã de um ato público realizado pelo Sintero para cobrar da Caixa Econômica Federal o pagamento do precatório estadual, determinado pelo Tribunal de Justiça há mais de 15 dias.
Os trabalhadores em educação se concentraram no Sintero e se dirigiram à agência da Caixa na Avenida Nações Unidas, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde foi realizado o protesto.
Com o auxílio de um carro de som, os Técnicos Educacionais discursaram e expressaram indignação e revolta pela demora no pagamento. Em despacho datado de 06 de março, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sansão Saldanha, encaminhou expediente à Caixa Econômica Federal determinando o pagamento em 24 horas.
De acordo com o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, vários foram os contatos feitos com a CEF pedindo a liberação do pagamento aos servidores, mas o pagamento era sempre adiado.
Nesta quinta-feira durante o protesto, o gerente geral da Caixa Econômica em Rondônia, Wilson Alves, compareceu ao local e anunciou que o pagamento deverá ter início amanhã, sexta-feira, dia 24/03.
O presidente do Sintero, após a manifestação do gerente da Caixa, disse que a promessa está registrada, e se não for cumprida, na próxima semana os servidores estão dispostos a montar acampamento na agência da CEF para cobrar o pagamento.
O precatório totaliza aproximadamente R$ 33 milhões e beneficia mais e 5.100 servidores. São Técnicos Educacionais do estado (ex-servidores de apoio e ex-auxiliares da educação) contratados até o ano de 1995, e que recebiam vencimento básico abaixo do salário mínimo no período de 1994 a 1998.
Fonte: Assessoria