Ariquemes: Sintero arrecada cestas básicas para servidores que ficaram sem salário

Devido ao corte dos salários, promovido pelo prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim (PMN), os trabalhadores em educação estão passando por uma situação inusitada em suas vidas. Muitos dos profissionais, sem salário, estão com dificuldades para manter as necessidades básicas. Para amenizar a situação, o Sintero está realizando, juntamente com empresas e parceiros, uma campanha para arrecadar alimentos e montar cestas básicas para os servidores.

Na tarde de quinta-feira, dia 28, foram entregues as primeiras cestas aos servidores. A direção do sindicato pediu mais uma vez a compreensão do comércio local e aos credores dos servidores, que neste momento devem priorizar a alimentação, deixando outros compromissos em segundo plano devido à falta do pagamento.

A diretora da Regional Estanho, do Sintero, Metilde Alves, pediu a compreensão e a colaboração da sociedade Ariquemes. “Gostaríamos de conclamar a sociedade para que ajude a classe da educação neste momento difícil, uma vez que temos servidores que ganham complemento de salário mínimo em seus vencimentos, e este mês, estão com as contas vazias” disse.

Essa campanha se estenderá ao comércio e às empresas. Quem quiser e puder ajudar, deve procurar o Sintero, ou telefonar para o número 3535-5321. Os trabalhadores em educação, que dedicam suas vidas a formar gerações, precisam, agora, da sociedade.

Negociação com o Executivo

A equipe de negociação esteve reunida com o prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, e com a secretária Municipal de Educação, Débora Raposo. Participaram, ainda, outros membros do Executivo Municipal e alguns vereadores. A finalidade do encontro era chegar buscar um acordo para por um fim ao impasse.

A Prefeitura apresentou algumas propostas. Entre elas, o pagamento imediato das remunerações que foram descontadas dos servidores e a concessão de uma gratificação a toda categoria, cujo formato será apresentado de forma definitiva no dia 4 de Abril.

Ainda faz parte da proposta o pagamento de pecúnia aos servidores que tem direito à licença prêmio com base na evolução do repasse do FUNDEB, e a realização de uma reforma do Plano de Carreira o mais breve possível.

Os trabalhadores em educação entenderam que, de concreto mesmo até o momento, o que existe é a gratificação a ser apresentada no próximo dia 04 de Abril. Até o final deste mês a categoria deverá apresentar uma decisão sobre as propostas, já que estão com o ponto cortado por um mês inteiro.