Voltar 16 de Agosto de 2022

Arquidiocese de Porto Velho e sociedade civil organizada promovem lançamento do 28° Grito dos/as Excluídos/as

A Arquidiocese de Porto Velho, o Sintero e demais entidades sindicais e movimento sociais da capital realizaram nesta segunda-feira (15/08), coletiva de imprensa e um seminário sobre o 28° Grito dos/as Excluídos/as, que neste ano tem como lema, “Brasil: 200 anos de (in)dependência. Para Quem?”.

A proposta do Grito dos Excluídos/as surgiu em 1994 a partir da 2ª Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre as motivações que levaram à escolha do dia 07 de setembro, está a de fazer um contraponto ao Grito da Independência. A cada ano, o ato apresenta lemas diferentes, mas que estão sempre relacionados ao momento político atual e à luta dos grupos sociais que constroem o movimento, tais como: soberania nacional, privatizações, democracia, o genocídio da juventude, educação, entre outros.

Em Porto Velho, o lançamento aconteceu na Cúria Arquidiocesana e contou com a participação do Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, o secretário de Política Sindical e Estudos Socioeconômicos do Sintero, Hiata Andresson e demais representantes dos movimentos sociais e instituições que compõe a equipe de organização desta edição.

“O Sintero é uma das entidades que participa da articulação do Grito dos Excluídos/as por acreditar nas causas defendidas em cada edição. Em 2022 estaremos nas ruas novamente lutando por um Brasil melhor e mais justo para todos/as os/as cidadãos e cidadãs”, disse Dioneida Castoldi, presidenta interina do Sintero.