Voltar 26 de Agosto de 2014

Assembleia em Porto Velho teve como pauta o pagamento de gratificações, auxílio alimentação, ações judiciais...

Em cumprimento ao calendário de assembleias que estão sendo realizadas em todo o Estado, o Sintero promoveu nesta terça-feira, dia 26 de agosto, a assembleia da Regional Norte, em Porto Velho.

Centenas de trabalhadores em educação estaduais atenderam à convocação do Sintero e participaram da atividade, realizada na nova Sede Administrativa do sindicato.

A pauta da assembleia foi a atualização dos informes sobre as atividades sindicais do Sintero, o pagamento de gratificações pelo governo do Estado, a atualização das progressões, transposição e ações judiciais, como o auxílio alimentação, a licença prêmio e os precatórios.

A assembleia foi aberta pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, e também contou com a participação dos membros da Diretoria Executiva, da diretoria da Regional Norte e de integrantes do Conselho Fiscal.

Manoel Rodrigues começou fazendo uma explanação sobre as atividades do Sintero, fez um balanço das assembleias realizadas até agora nas Regionais e disse que a meta é levar essas atividades a todos os municípios.

Ele disse que manteve várias reuniões com a Seduc para que a categoria conquistasse a implantação das progressões e o pagamento de gratificações.

Manoel explicou que nem todas as necessidades da categoria são prontamente atendidas pelo governo, mas que, através do diálogo, os trabalhadores em educação vêm obtendo algumas conquistas.

Ele relatou como vem sendo feito o acompanhamento dos trabalhos da transposição e tirou todas as dúvidas de quem fez questionamentos.

O secretário de assuntos jurídicos, Nereu Klosinski, explicou o andamento das ações judiciais, especialmente sobre a ação do auxílio alimentação, que ultimamente tem gerado dúvidas entre os trabalhadores em educação.

Segundo ele, o Sintero entrou com essa ação em 2009, já obteve uma vitória no Tribunal de Justiça, mas o Estado entrou com embargos, e oprocesso continua tramitando.

Nereu afirmou que o Sintero não vai desistir dessa ação e se for necessário vai recorrer até a última instância para que esse direito dos servidores seja reconhecido.

Sobre os precatórios, ele explicou a movimentação da fila cronológica e disse que os maiores precatórios que estavam emperrando a fila já foram solucionados, e que nos próximos meses sedrá possível ter uma expectativa de quando será paga a ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos. A ação do salário mínimo dos professores ainda não tem como saber, pois ela é bem posterior à ação dos Técnicos, e existem outros precatórios grandes na frente.

Após todas as explicações a direção do Sintero abriu inscrições para a aparesentação de sugestões, questionamentos, perguntas e propostas. Vários Professores e Técnicos Administrativos se inscreveram e todos se manifestaram.

Após todos os esclarecimentos e sanadas todas as dúvidas, a assembleia foi encerrada pelo presidente do Sintero. Manoel Rodrigues disse que a categoria poderá ser convocada a qualquer momento para nova assembleia para discutir os encaminhamentos para 2015.