Voltar 20 de Dezembro de 2023

Assembleia Estadual da categoria debate demandas sobre redução de auxílio transporte, Plano de Valorização dos Profissionais de Educação e outros assuntos


foto: Jheniffer Núbia/SINTERO

O SINTERO, por meio da Regional Norte – Porto Velho, realizou a última Assembleia Estadual para abordar temas de relevância para trabalhadores e trabalhadoras em educação. O evento aconteceu no auditório do SINTERO, na manhã desta terça-feira (19/12), onde foi discutido sobre a redução do auxílio transporte, que foi anunciado pelo Governador Marcos Rocha em 11 de dezembro, também a proposta do Plano de Valorização dos Profissionais em Educação para o triênio (2024-2026) e as demandas gerais da categoria.

A assembleia teve participação da presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, que compôs a mesa junto com a Diretoria da Regional do Norte, representada por Cleusa Ferreira Mendes, Lodeilson Fernandes e Maria das Graças Rocha.

AUXÍLIO TRANSPORTE

O primeiro tema abordado durante a assembleia foi sobre o auxílio transporte, uma vez que no último dia 11 de dezembro, o Governo anunciou que havia uma desconto em cima do valor total do auxílio transporte.

Ainda durante a assembleia foi explanado, que houve três reuniões entre o SINTERO junto à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep). A Segep ofereceu uma proposta que foi apresentada à categoria de trabalhadores e trabalhadoras em educação.

A proposta dizia que fosse usado o valor da tarifa de passagem do transporte público de Porto Velho como base e que fosse oferecida 40 passagens mensal para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação e com o teto de quatro salários mínimos.

Após passar a proposta da Segep, durante a assembleia, a presidenta Dioneida Castoldi e a diretoria da Regional Norte- Porto Velho, abriram para a participação dos presentes, que questionaram sobre a proposta feita pelo Governo.

Em seguida, houve a votação. Em concordância, foi construída a seguinte contraproposta para ser apresentada pelo Sintero à Segep sobre o auxílio transporte:

O valor base da tarifa da passagem de transporte público seja a que é usada em Porto Velho, com 80 (oitenta) passagens quando se tratar de horário corrido para dois contratos e 40 (quarenta) passagens para contrato de 20 a 25 horas e que o valor base seja o da Previdência, que neste caso, contempla a maioria dos servidores. O pauta foi discutida e votada pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

PAUTA PARA 2024

Durante a assembleia também foi apresentada a pauta para 2024 que tem a proposta de Plano de Valorização das/dos Profissionais de Educação para o triênio 2024-2026.

Para abordagem do tema foi levado em consideração a atual conjuntura educacional e política, a reestruturação do ensino médio e da escola de tempo integral fundamental e médio, os recursos oriundos do FUNDEB e os planos de educação municipal, estadual e nacional.

Durante a assembleia foi pontuado pela categoria em diversas falas a necessidade da valorização de profissionais em educação é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade.

Ainda mais no que se refere ao envolvimento da atuação profissional na educação e como isso reflete diretamente no impacto dentro e fora de sala de aula, de forma que, é possível, ser analisado no que resulta no desempenho das/dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país.

Com isso, é preciso uma remuneração adequada, ter acesso aos recursos necessários para realização da função e ter voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação.

Ao final da assembleia, a presidenta Dioneida Castoldi celebrou o exercício da democracia e atuação do Sintero de aproximação e na luta pelos direitos das/dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

“Com essa assembleia, a gente finaliza a rodada de assembleias em todo o estado com os nossas/nossos filiadas e filiados em todas as regionais. Nessas assembleias foram debatidos assuntos pertinentes da categoria: o desconto do auxílio transporte que o Governo impôs neste momento, a pauta de valorização e luta para esse triênio dessa eleição e outras demandas. Agradecemos a participação de todos e todas, parabenizamos o comprometimento da nossa direção e convidamos nossas/nossos trabalhadoras/trabalhadores a se aproximarem do Sintero e juntos construirmos a nossa luta no próximo ano”, disse a presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi.

Para ter acesso ao ponto a ponto dos itens que foram debatidos e votados para 2024 durante a última assembleia, veja nas imagens do arquivo abaixo:

Fonte: Secretária de Divulgação e Imprensa - SID/SINTERO



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE