O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) realizou, em Porto Velho, no dia 21 de fevereiro, a Assembleia Estadual para repassar e debater as negociações feitas entre a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) e o SINTERO no último dia 17. Durante a assembleia, foram discutidos temas como o pagamento do piso salarial, reajuste salarial, auxílio alimentação e transporte, além da valorização dos profissionais da educação.
Piso salarial e gratificações
O governo anunciou a implantação do pagamento do piso salarial para professores e professoras em abril de 2025, com retroativo a janeiro. Para técnicas e técnicos, o compromisso é de encaminhar uma proposta de lei até 25 de abril, garantindo avanços na valorização da categoria. Já as gratificações de escolarização serão tema de uma nova rodada de discussões em reunião agendada para 14 de março.
Auxílio alimentação e transporte
O governo planeja equiparar o auxílio alimentação entre todas as categorias do funcionalismo público, com o envio do projeto de lei previsto para julho ou agosto de 2025. Já sobre o auxílio transporte, o sindicato sugeriu a criação de uma lei estadual que regulamente o benefício. O governo se comprometeu a concluir os estudos sobre o tema e dá retorno no dia 14 de março.
Próximos passos das negociações
A Assembleia aprovou por unanimidade a realização de uma nova reunião com a Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP) na sexta-feira, 14 de março, para dar continuidade às tratativas. Além disso, ficou definida uma reunião virtual do Sistema Diretivo do SINTERO para segunda-feira, 17 de março, para avaliar os avanços e definir novas estratégias. Também serão realizadas assembleias simultâneas em todo o estado no dia 18 de março para definir os próximos passos da mobilização.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, reforçou o compromisso da entidade com a valorização da educação: "Eu já falei e vou repetir aqui: A educação precisa ser valorizada com medidas reais e imediatas. Esse é o nosso compromisso e vamos continuar cobrando. Não vamos aceitar mais adiamentos. O que queremos são ações concretas que garantam os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação."
Rodadas de assembleias seguem no estado
O SINTERO destaca que as rodadas de assembleias em todo o estado continuam até 27 de fevereiro, garantindo que todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação sejam ouvidos nas diversas regiões. A sua participação é fundamental! Venha para a assembleia, compartilhe suas ideias, fortaleça a luta e ajude a construir soluções para os desafios que enfrentamos. Juntas e juntos, somos mais fortes!
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID