Assembleia Geral do SINTERO destaca lutas por valorização e retroativo do Piso Nacional do Magistério

Piso Nacional do Magistério e a Valorização das Técnicas e Técnicos foram as pautas abordadas.

Foto: Jacson Pessoa/SINTERO

Na tarde da sexta-feira (07/03), às 16horas, a dinâmica da Assembleia Geral do SINTERO foi conduzida por Dioneida Castoldi, Presidenta da entidade. Em pauta, foram debatidos os temas cruciais para a categoria, incluindo a valorização das Técnicas e Técnicos, especialmente em relação aos vencimentos, e o Piso Nacional do Magistério, com ênfase na busca pelo retroativo referente a 2013 e implantação em 2024.

Durante a assembleia, os membros do SINTERO demonstraram grande engajamento, evidenciado pela participação ativa de diversos profissionais, como Adailton Noleto, representante da escola da zona rural, Chiquilito Erse. Noleto fez um apelo em nome dos monitores de ensino, ressaltando a importância de suas demandas.

A Presidenta Dioneida Castoldi aproveitou a oportunidade para informar que já há encaminhamentos em andamento relacionados à pauta apresentada pelo representante da categoria. Ela enfatizou o compromisso do SINTERO em acompanhar de perto essa situação e garantir a defesa dos interesses das/dos profissionais da educação.

Destacou-se também durante a Assembleia a agenda de atividades futuras do sindicato. Na próxima terça-feira, às 11h, está agendada uma reunião na Procuradoria Geral do Município - PGM para discutir especificamente o retroativo do Piso Nacional do Magistério referente a 2023.

No que diz respeito à mobilização do SINTERO, foi informado que os protocolos já foram administrativamente encaminhados à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), à Secretaria de Estado da Administração (Semad) e à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Houve uma resposta por parte do gabinete da Prefeitura, confirmando uma reunião marcada para às 9h do dia 19 de março.

Caso não haja uma resposta satisfatória até então, ficou estabelecida durante a assembleia a possibilidade de uma paralisação no dia 21 de março. A decisão foi tomada em regime de votação, demonstrando a unidade e determinação dos membros do SINTERO em sua luta por melhores condições e reconhecimento profissional na educação.