A Direção do Sintero esteve nesta terça-feira (07/03) em reunião com o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), Ilisir Bueno Rodrigues, para buscar atualizações do processo nº 0006439-92.2010.8.22.0000, conhecido como ação do salário-mínimo dos professores e professoras.
O Sintero destacou que há uma grande cobrança por parte da categoria desde setembro de 2022, quando foi feito o pedido pelo Tribunal de Justiça para atualização dos dados dos/as filiados/as que constam no processo.
O juiz Ilisir Bueno justificou que a atualização é feita de forma individual e o TJ está com déficit de contabilistas no setor de precatório, inclusive está solicitando apoio de profissionais de outros setores para agilizar a atualização.
Após finalização desse processo, os cálculos serão encaminhados à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para conferência e concordância e, então, o pagamento poderá ser autorizado. O fato é que o TJ afirmou que há orçamento disponível e recursos financeiros. Além disso, a previsão é que o precatório seja pago até junho de 2023.
Quanto aos herdeiros, foi orientado que estes façam a habilitação no processo de origem, isto é na 1ª Vara da Fazenda Pública (processo: 0100155-59.1999.8.22.0001). É importante destacar que é necessário habilitação dos herdeiros através de inventário em que determina o percentual que cada herdeiro tem direito.
Em relação aos pedidos de antecipação, estes não estão mais sendo aceitos desde o dia 1º de março, visto que a previsão de pagamento para todos é até o mês de junho, segundo o TJ/RO. Portanto, não estão sendo aceitos novos pedidos.
Participaram da reunião a presidenta do Sintero, Lionilda Simão, a secretária de Assuntos Jurídicos, Márcia Cristina dos Santos, o secretário de Imprensa e Divulgação, Sandro Luiz Ascuy, o secretário de Assuntos Federais, Nereu José Klosinski, o advogado do Sintero, Hélio Vieira e a coordenadora de gestão de precatórios, Luciana Freire Neves.
“O Sintero convoca a todos/as que ainda não atualizaram as informações bancárias para que procurem a Sede Administrativa ou Regionais do Sintero. Destacamos que não será aceito conta-salário, conta fácil ou conta de benefício previdenciário. Sendo assim, somente a conta-corrente ou poupança do titular da ação será aceita pela Justiça”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.
Boa noite, o TJ de RO vai pagar mesmo as precatória dos professores neste mês de junho?
Olá para todos. Já estamos às portas de julho de 2023 e nada!!! E o TJ não tem um programa que possa atualizar estes valores? Precisam de contabilistas? Não acredito nessas coisas...
Gostaria de saber se meu nome Costa nesse processo,eu não recebi a precatório que foi pago na época, estou sem receber até hoje,a ação da diferença do salário mínimo,agardando a resposta.
Meu nome é Berenice e gostaria de saber se ainda posso adiantar o meu precatório do salário mínimo? Estou muito necessitada nesse momento.....,por favor me ajudem....
Gostaria muito de receber meu precatório do salário mínimo antecipado... estou precisando muito nesse momento.... obrigada
Estou me aposentando essa semna será publicada o ato concessório. Estou na lista de prioridade? uma vez que não estou mais na ativa?
Se o TJ diz que tem verba, porque o governo não paga logo para a gente?
Gostaria de saber se faço parte dessa Ação do Salário mínimo,ou se tenho direito.obrgada
Entre em contato com a Secretaria de Assuntos Jurídicos pelo número (69) 999969006
Como estão as negociações?Cacaulândia Vai pagar o piso ou não?
Estamos atuando para que seja cumprida a Lei em todos os municípios.
Nosssa ,que demora , era pra até final do ano de 2023 ,depois pra março, agora até junho, meu Deus quanta demora ......
Só protelando protelando protelando... Enquanto isso muitos morrendo sem usufruir desse direto!! Nada se fala sobre o REAJUSTE SALARIAL DOS PROFESSORES! Sintero está na SURDINA! QUEREMOS INFORMAÇÕES URGENTES!!! O sindicato fez campanha aberta pra o governador Marcos Rocha, isso é fato! Por isso o silêncio?!
Estamos em negociação para garantir o reajuste. Continue acompanhando nosso site!
Meu processo auxílio doenças crônicas disconpatia dor na coluna lombar faz 4anos agora trf segunda instância
Se falta contabilista deveriam contratar! É uma vergonha a gente ser ludibriado há mais de 20 anos!
Aguardamos cenas dos próximos capítulos, kkk
Eu já estou desligando do Estado desde 2020, e parece que finalmente vou receber o que meu por direito. É lamentável, quantos morreram míngua sem ajuda do governo. Obrigada Jesus Cristo por está graça conseguida.
Parabéns Deus abençoe sintero
Quero antecipadamente, parabenizar a esse conceituado Sindicato pelo empenho, com a ciência, que muito foi buscado e pouco a pouco vamos obtendo vitórias... mesmo que parcial... fico feliz por saber a Equipe Sindical está lutando como pode. PS: ESTOU ESPERANDO minha vez. Valeu, abraço!!!