Audiência pública na ALE vai discutir Mediação Tecnológica

A “mediação tecnológica”, novo modelo de ensino nas escolas públicas que vem gerando polêmica, será tema de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, convocada pelo deputado estadual Lazinho (PT).

A realização da Audiência pública no Plenário da ALE, no dia 23/06, ficou definida em uma reunião realizada em Ji-Paraná, da qual participaram o Sintero, a Fetagro, o MAB, a Via Campesina, o MPA, Território da Cidadania, a UNIR e a CUT.

O evento deverá ter a duração de quatro horas, das 09h às 13h, com a finalidade de discutir a viabilidade e o modelo de mediação tecnológica que começou a ser implantado em Rondônia e foi suspenso por 45 dias por decisão do Conselho Estadual de Educação.

Outras instituições deverão ser convidadas para a Audiência Pública, como o Governo do Estado, através da Seduc, o Ministério Público e o Conselho Estadual de Educação.

A direção do Sintero fará explanações sobre a legalidade da mediação tecnológica, a qualidade do ensino e como estão as escolas onde o modelo começou a ser implantado, bem como externará o posicionamento dos trabalhadores em educação sobre o tema.

Participaram da reunião de definição, ocorrida dia 10/06 no Centro de Formação da Fetagro, em Ji-Paraná, representantes das Regionais Estanho, Centro II, Rio Machado, Cone Sul, Mata e Guaporé, além dos secretários José Augusto Neto (Imprensa e Divulgação), Dioneida Castoldi (Assuntos Municipais) e João Ramão Chaves Zarate (Formação) representando a Diretoria Executiva do Sintero.