Voltar 17 de Setembro de 2020

AVANÇO: Ensino Médio de Rondônia ocupa 8ª colocação no ranking do Ideb


O Ensino Médio de Rondônia está entre os melhores do país. É o que revela os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15/09). Apesar de não alcançar o índice proposto de 4,8 pontos, Rondônia comemora seu melhor desempenho no ranking ao garantir o 8º lugar, com 4,3 pontos.

O Ideb, atualmente, é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil. A cada dois anos, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza dados que sinalizam se houve avanços ou retrocessos no ensino das escolas brasileiras. A nota do Ideb pode variar de 0 a 10 pontos, sendo que o cálculo é feito mediante dois fatores: a taxa de rendimento escolar (aprovação ou reprovação dos estudantes) e pelo desempenho na prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

É importante ressaltar que no Ideb de 2017, Rondônia também ficou entre os Estados com maior destaque ao atingir a média de 6,1. Além do esforço dos alunos, o resultado se deu em razão da qualidade de ensino dos docentes, que buscam ano a ano superar as metas propostas.

No Ideb de 2019, Rondônia também teve resultado positivo quanto à qualidade do ensino fundamental nos anos iniciais (1º ao 5º ano) ao atingir a meta prevista de 5,6. No entanto, os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) não tiveram bom desempenho atingindo apenas 4,9 em relação a nota estipulada de 5,1.

Embora esteja claro de que há necessidade de melhorias quanto ao desempenho e evolução da Educação no Estado, o Sintero parabeniza, em especial, aos trabalhadores e trabalhadoras em educação que diariamente buscam maneiras para driblar e impedir que as dificuldades, as desigualdades e as peculiaridades de cada município influenciem no fluxo e qualidade do trabalho realizado. Apesar de tantos ataques e retiradas de direitos, a categoria mostra através de números positivos que nada, nem mesmo a falta de compromisso e valorização da atual gestão, impedem que eles exerçam o seu papel com maestria e responsabilidade, enquanto agentes educadores.

O Sintero aproveita a oportunidade para reafirmar o seu discurso enquanto entidade sindical, de que não há Educação Pública de qualidade sem investimentos, sem valorização e capacitação profissional, sem consciência e envolvimento no processo de aprendizagem. É necessário e urgente que todos assumam suas responsabilidades e não sobrecarreguem a categoria e, assim, prejudiquem aos estudantes, devido à incompetência e desleixo.  É hora de propor condições, organizar práticas e estratégias para, em seguida, colher bons resultados. E isso está sendo feito, principalmente neste momento tão crucial ao qual estamos vivenciando. Professores e técnicos educacionais imbuídos do trabalho sério, eficaz e qualitativo para não deixar os estudantes desamparados durante a pandemia. Isso é comprometimento, é dedicação, é responsabilidade.

“O Sintero manifesta gratidão e reconhecimento aos trabalhadores em educação que não têm medido esforços para possibilitar avanços no processo de ensino e aprendizagem dos alunos rondonienses. Mais do que nunca, colocamos em evidência o papel desses profissionais, que mesmo com rotinas intensas e cansativas, não deixam de ofertar um ensino de excelência durante a pandemia. Parabéns a todos!”, disse a presidente Lionilda Simão.

 

 

 


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE