Voltar 26 de Novembro de 2020

Candidatos à Prefeitura de Porto Velho assinam Termo de Compromisso do Sintero

Os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, Cristiane Lopes (PP) e Hildon Chaves (PSDB), foram convidados pelo Sintero a assinarem o Termo de Compromisso, comprometendo-se caso sejam eleitos, em atuar e criar ações de valorização em favor dos trabalhadores em educação da capital.

A finalidade do documento é proporcionar um diálogo inicial entre o sindicato e o possível gestor municipal dos próximos 4 anos, proporcionando um espaço igualitário para que eles apresentem suas propostas do Plano de Governo à categoria. Além disso, o documento reúne as principais reivindicações dos trabalhadores em educação e sugestões para a melhoria e avanço da Educação Pública de Porto Velho.

Ambos os candidatos compareceram à Sede Administrativa do Sintero, em datas diferentes, para evitar que qualquer tipo de aglomeração fosse ocasionada, tendo em vista o momento de pandemia causada pela Covid-19. Na oportunidade, todos foram obrigados a utilizarem máscaras e tiveram à disposição álcool em gel.

O principal compromisso requerido pelo Sintero refere-se à questão de valorização profissional da categoria, em especial, ao cumprimento do Piso Salarial do Magistério e à criação de Piso e/ou reajuste salarial para os técnicos educacionais, que permanecem com a defasagem salarial há anos.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, ressaltou que práticas autoritárias e impositivas, que prejudicam os servidores da Educação serão prontamente combatidas e que o sindicato continuará intervindo, sempre que necessário, para defender os direitos e interesses da categoria. Por isso, espera-se que o próximo gestor ou gestora, tenha a consciência de seu papel no desenvolvimento da Educação na capital rondoniense. Ela destacou ainda que o município deve ser referência para os demais municípios do Estado. Portanto, há grandes expectativas para criação de políticas públicas de reconhecimento dos trabalhadores em educação, considerados atores fundamentais do processo educacional.

Os candidatos assinaram o documento, mas fizeram ressalvas. Cristiane disse que fará os esforços necessários para atender a pauta dos trabalhadores em educação, mas destacou a dificuldade de cumprir na íntegra todas as solicitações. Já Hildon, destacou que as pautas que tratam de valorização salarial deverão ser observadas com atenção, pois teme que o orçamento da Prefeitura sofra diminuição de repasse, em virtude dos reflexos econômicos causados pela crise sanitária, Além disso, destacou que o cumprimento do item 17.5 do Plano Municipal de Educação também não será viável, pois os royalties das Usinas Hidrelétricas do Madeira são incluídos na despesa geral do município. Quanto à gestão democrática, o candidato afirmou que possui um projeto para ser aplicado futuramente, em que será necessário a realização de entrevistas, provas de conhecimento técnico em gestão escolar e por fim, os interessados passarão pelo processo de Consulta à Comunidade Escolar para Escolha de Diretores e Vice-Diretores. Mas, ressaltou que, caso o trabalho à frente das escolas não seja conduzido corretamente, terá livre arbítrio para fazer trocas necessárias.

Veja abaixo todos os itens do documento:

• Márcia Amorim
    26 de Novembro de 2020