Voltar 02 de Dezembro de 2014

CEE aprova o Plano Estadual de Educação

Em sessão plenária realizada no dia 1º de dezembro (segunda-feira), o CEE- Conselho Estadual de Educação aprovou por maioria, com um voto contrário, o Plano Estadual de Educação de Rondônia, com vigência de 10 anos a partir da transformação em lei, após a aprovação pela Assembleia Legislativa e sanção pelo governador do Estado.

A informação foi prestada pelo Secretário de Formação do Sintero, João Ramão Chaves Zarate, Conselheiro Titular, representante dos trabalhadores em educação no CEE.

O Plano Estadual de Educação de Rondônia (PEE/RO) foi construído sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação obedecendo às deliberações emanadas das Conferências Regionais e consolidadas na Conferência Estadual de Educação, realizada em Porto Velho, reunindo delegados e delegadas de todos os municípios do Estado, representando os mais variados segmentos da sociedade.

De acordo com Ramão Zarate, o PEE/RO traz metas e estratégias a serem implementadas no sistema educacional nos próximos 10 anos. Uma das metas é elevar o percentual de investimento na educação em 1% ao ano, de maneira que dos atuais 25% o volume passe para 35% das receitas do Estado em 10 anos.

Para a direção do Sintero a aprovação do PEE/RO no Conselho Estadual de Educação representa uma vitória importante da luta pela valorização profissional e pela melhoria da qualidade do ensino.

O Sintero participou ativamente de todas as fases da construção do PEE/RO, sempre defendendo o aumento do percentual constitucional de investimentos na educação por entender que os recursos financeiros hoje destinados ao ensino público saõ insuficientes para remunerar dignamente os profissionais da educação e para o custeio do sistema educacional.