Coletivo de Mulheres do Sintero faz primeira reunião e discute combate à violência

O Coletivo de Mulheres do Sintero se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira, na Sede Social do sindicato, em Porto Velho.

Na oportunidade foram realizadas, entre as atividades programadas, duas palestras, tratando do combate à violência contra a mulher.

Para proferir as palestras, o Sintero convidou as professoras da Universidade Federal de Rondônia, Josélia Gomes Neves e Ivonete Tamboril, que abordaram o tema com base em estudos e dados estatísticos.

Participaram do encontro mulheres trabalhadoras em educação de todo o Estado, que além de serem dirigentes do Sintero, integram o coletivo.

Os homens também foram convidados para demonstrar que a luta contra a violência, o preconceito e a discriminação é de todos.

De acordo com a secretária de Gênero e Etnia do Sintero, Rosenilda Ferreira de Souza Silva, o Coletivo de Mulheres foi criado recentemente para reforçar e pautar discussões relativas às mulheres, principalmente na educação, onde elas são maioria e precisam ser respeitadas.

O encontro fez parte das atividades alusivas ao mês de março, considerado “mês da mulher”, que tem o dia 08 a sua data máxima.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, participou do evento e disse que o combate à violência é uma das principais bandeiras do sindicato. “Somos contra qualquer tipo de violência, mas a violência contra a mulher é uma covardia e precisa ser banida da humanidade”, disse.