O Sintero iniciou os debates do XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação nesta quinta-feira (14/11), com a palestra “Educação Pública: Desafios e Resistência”, ministrada pela Dra. Olgamir Amância Ferreira, da Universidade de Brasília.
Para Olgamir Amância, o principal desafio que deve ser identificado pela sociedade é entender como as atuais políticas públicas estão sendo orquestradas e como elas impactam nas políticas educacionais.
“Todos os movimentos que diariamente estamos vivenciando, seja por meio das Reformas quanto as medidas específicas da Educação, dialogam com a mercantilização e privatização da Educação”, disse.
Há também outras medidas associadas para que essa privatização se consolide, como a desvalorização e a desqualificação dos trabalhadores em educação.
“Querem desqualificar o trabalho desenvolvido nas escolas e nas salas de aula para privatizar as nossas instituições públicas”, falou.
Para a professora, a sociedade precisa despertar e se contrapor às Reformas que estão em curso e que visam desvalorizar a Educação Pública. Como exemplo, o fim do Fundeb.
“É preciso pressionar o Governo para que o aporte de recursos seja maior e não que ele diminua”, finalizou.