A diretoria da Regional Estanho teve mais uma rodada de negociações com a prefeitura de Cujubim visando ao atendimento das principais reivindicações dos trabalhadores em educação daquele município.
No dia 25/06 os diretores da Regional Estanho Metilde Alves Pena, Reinaldo Guimarães Neto e Maria Cavalcante de Oliveira Boco, se reuniram com o secretário municipal de Educação de Cujubim e com outros assessores técnicos da prefeitura no Gabinete do Prefeito.
A pauta da reunião era o reajuste salarial da categoria, o termo de compromisso firmado pela prefeitura para o pagamento de verbas retroativas a março deste ano, e o Plano de Carreira, cujo texto base ficou de ser elaborado pela Prefeitura, com o compromisso de que até o dia 15/06 a proposta seria encaminhada aos trabalhadores em educação para análise, e posterior envio à Câmara Municipal.
Um dos assessores justificou a ausência do prefeito, e fez um relato da situação financeira da administração municipal.
Os diretores do Sintero destacaram o papel do sindicato nessa luta, e enfatizaram que há um acordo que precisa ser cumprido.
Segundo os sindicalistas, o acordo abrange toda a categoria, mas só os professores foram contemplados com o percentual acordado, e a prefeitura deixou de fora os demais profissionais.
O texto base do Plano de Carreira foi cobrado por todos os diretores da Regional.
Ao responder aos questionamentos, a assessoria técnica da prefeitura anunciou que em breve será realizdo um concurso público, inclusive para o preenchimento de vagas na educação.
Os assessores também explicaram que a administração identificou um impacto financeiro muito grande na folha de pagamento caso seja atendida a reivindicação de reajuste de 8,32%. A prefeitura sugere o percentual da inflação como reposição salarial.
Após ampla discussão ficou definido que o reajuste será de 6,83% para os Técnicos Administrativos comn efeito retroativo a junho deste ano, a ser pago em folha suplementar.
Sobre o plano de carreira a prefeitura sugeriu que a equipe gestora se reúna com uma comissão da categoria no dia 15/07 para discutir os pontos apresentados pelo Executivo.
Fonte: Assessoria