O prefeito de Cujubim, Fábio Patrício Neto, recebeu na manhã de terça-feira (20/05), em seu gabinete, a direção do Sintero-Regional Estanho, para discutir a implantação do Plano de Carreira Cargos e Salários da Educação no âmbitodo município.
Na ocasião a direção da Regional Estanho estava representada pelos diretores Metilde Alves, Maria Cavalcante e Reinaldo Guimarães, acompanhados de profissionais da Educação municipal.
Segundo a Diretora Regional do Sintero, Metilde Alves Pena, os trabalhadores em educação buscam constante valorização, uma vez que estão sobrecarregados e com vencimentos defasados em relação a outras categorias. Ela destacou que cabe ao Executivo municipal criar um canal de diálogo para que seja alcançado um meio termo que não comprometa a receita do município e ao mesmo tempo contemple a categoria.
O prefeito Fábio Patrício Neto fez um relato das dificuldades que o município vem enfrentando, não só na educação como também em outras secretarias, como a Saúde. Ele disse que a administração precisa de tempo para analisar e fazer um levantamento do orçamento para depois resolver esse problema.
O prefeito prometeu discutir o assunto com a assessoria técnica da prefeitura e fixou o prazo de 30 dias para enviar à Câmara Municipal o Projeto de Lei do Plano de Carreira.
Junto com o Plano de Carreira o prefeito prometeu aplicar a correção de 8,2% que foi usada para reajustar o Piso Salarial Nacional, considerando o cumprimento da Lei Federal, porém, com efeito retroativo a março de 2014 com o pagamento parcelado em duas vezes.
Na oportunidade a prefeitura anunciou a intenção de realizar concurso público para preencher os cargos vagos na educação municipal de Cujubim.
Além do prefeito e da direção do Sintero, participaram do encontro o secretário Municipal de Educação, Wilson Feitosa, e os Vereadores Thiago Chagas, Paulo Sergio Dartiba e Valcenir Doré.
Logo após a reunião na prefeitura, o Sintero convocou os trabalhadores em educação do município para uma assembleia, que foi realizada às 15 horas no auditório da Escola Municipal Pequeno Príncipe.
Durante a assembleia a direção do Sintero repassou à categoria todas as informações relativas à reunião. Na avaliação geral o encontro foi positivo e foi verificada uma boa vontade do executivo municipal de buscar caminhos visando à solução dos principais problemas da educação local.
Fonte: Assessoria