O Sintero realizou neste fim de semana em Porto Velho o segundo módulo do curso de formação sindical, destinado à melhoria da atuação dos dirigentes sindicais.
O curso é realizado em parceria com a CNTE visando à capacitação de dirigentes sindicais em todo o Brasil.
O segundo módulo, realizado neste fim de semana, tratava da importância da comunicação sindical e seus efeitos na organização dos trabalhadores e na luta das categorias.
Para ministrar o módulo o Sintero convidou a jornalista Cláudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação, do Rio de Janeiro, autora do conteúdo dos fascículos do módulo.
Cláudia Santiago é especialista em comunicação sindical e uma das maiores autoridades sobre o tema no Brasil. Ela foi assessora de imprensa da CUT e de grandes entidades sindicais do país.
Durante o curso ela destacou que a comunicação vem sofrendo transformações com a evolução tecnológica, mas sempre será essencial para promover a integração da classe trabalhadora, disseminar a informação sobre os mais diversos temas, e fomentar a luta por seus direitos.
O Secretário de Formação do Sintero, João Ramão Zarate, ao fazer a abertura do módulo, destacou a importância da participação dos dirigentes sindicais no curso, para que os líderes da categoria tenham a verdadeira dimensão do que é a luta sindical, e assim poder corresponder às expectativas da base que os elegeu.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, participou da abertura do curso e destacou o investimento do Sintero na melhoria do atendimento aos filiados através da qualificação de seus diretores. Para ele, não basta participar do movimento ou da greve, “é preciso estar capacitado para desenvolver a luta durante o ano inteiro, com formação, informação e determinação”.
Fonte: Assessoria