Voltar 16 de Outubro de 2015

Delegação do Sintero conclui participação no 12º Concut

Com a eleição da direção nacional da CUT, ocorrida nesta sexta-feira, dia 16/10, a delegação do Sintero conclui a sua participação no 12º CONCUT (Congresso Nacional da CUT). O congresso, que se realiza em São Paulo, começou dia 13/10 e termina 17/10. A diretoria eleita comandará a Central até 2019. Entre secretários e diretores executivos, serão 44 nomes, pela primeira vez com paridade de gênero, com 50% de homens e 50% de mulheres.
Os delegados e as delegadas do Sintero ao Congresso Nacional da CUT foram eleitos durante a realização do 15º CECUT, o Congresso Estadual da CUT, realizado nos dias 27, 28 e 29/08, no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste.
O Sintero tem uma significativa participação na direção da CUT porque representa a maior base de trabalhadores entre os sindicatos cutistas.
Ao preparar o retorno da delegação a Rondônia, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a participação da categoria no CONCUT foi bastante proveitosa, pois foram debatidos assuntos importantes como as lutas da classe trabalhadora no país, as crises política e econômica e as conjunturas. “Esses temas influenciam diretamente nas nossas lutas locais, por isso precisamos participar dessas discussões”, disse.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, disse no encerramento do evento que a nova configuração da direção da Central, com representantes de todo o país, reflete a pluralidade da base cutista.
Na ocasião, Vagner fez referência aos trabalhos que são construídos a partir das entidades. "A importância do movimento sindical está nos sindicatos de base. Agradeço aos nossos quatro mil sindicatos. A CUT não orienta os sindicatos, a CUT é orientada pelos sindicatos, que são os mais combativos do Brasil", afirmou.