Voltar 18 de Janeiro de 2014

Delegação do Sintero conclui participação no 32º Congresso da CNTE

O risco de fragmentação dos movimentos sindicais, e o consequente enfraquecimento da luta pelos direitos dos trabalhadores, as manifestações de rua em 2013 e o baixo investimento em educação pública foram assuntos de destaque no painel sindical realizado nesta sexta-feira (17), em Brasília, durante o 32º Congresso Nacional da CNTE.

A delegação do Sintero participou com informações e debates sobre a luta dos trabalhadores em educação de Rondônia e a atuação do Sintero em defesa da categoria.

Para a direção do Sintero o movimento dos trabalhadores em educação às vezes sofre tentativas de desarticulação através de ações do governo e de outros fatores externos.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que a categoria em Rondônia é unida e tem apoiado as ações do Sintero. “A nossa luta é forte porque a direção do Sintero coloca a base no centro das discussões e das decisões. Exemplo disso foi a greve de 2013, quando todas as negociações e os embates com o governo foram feitos diretamente com a base. Cada reunião com os secretários de Estado tinha a participação direta da base, com representantes de todo o Estado”, disse.

A CNTE e a CUT possuem levantamentos nacionais que apontam para o enfraquecimento da luta onde há conflitos internos.

Sobre as manifestações de julho de 2013, os delegados do Congresso concluíram que são o retrato da insatisfação do povo brasileiro com a ausência do estado na prestação dos serviços públicos, bem como do descaso da classe política com a população.

Já no debate sobre a falta de investimentos na educação, foi levantado que o Brasil é a sétima economia do mundo, mas os governantes não sabem priorizar os investimentos. Durante os debates ficou patente que o problema da educação no Brasil não é só a falta de recursos e sim o fato de o governo escolher gastar menos com o que é mais importante.

Para a CNTE, é preciso ampliar os investimentos em educação, mas também é preciso saber onde investir.

A delegação do Sintero conclui neste domingo, dia 19/01, a participação no 32º Congresso Nacional da CNTE.