Voltar 24 de Outubro de 2023

Delegação do Sintero participa do 14° Congresso Nacional da CUT

Nos dias 19 a 22 de outubro, a delegação composta por trabalhadores e trabalhadoras de várias categorias de Rondônia esteve participando do 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que aconteceu em São Paulo. O Congresso teve como tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas” e reuniu representantes de entidades sindicais de todo o país.

A programação contou com realização de seminários, reuniões de coletivos, palestras, mesas de discussões, entre outras atividades. O encontro também celebrou os 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto de 2023.

Durante o encontro foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, (2023 a 2027). Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC, Sérgio Nobre. A vice-presidência será ocupada pela bancária Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato. Na oportunidade, foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosos.

"Queremos ressaltar aos nossos companheiros e companheiras que o Sintero esteve presente no CONCUT, auxiliando a nossa central a construir a partir do debate, o nosso calendário de mobilizações e estratégias em prol da classe trabalhadora. Neste espaço, aprovamos o plano de lutas e realizamos a eleição da direção executiva da entidade, que será responsável por colocar o plano em prática nos próximos anos”, disse a presidenta do Sintero, Lionilda Simão.