Voltar 24 de Março de 2023

Demandas dos trabalhadores em educação são discutidas com Secretária de Estado da Educação


A Direção do Sintero esteve em reunião com a Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia S. S. Pacini e técnicos da Seduc, nesta sexta-feira (24/03) para discutir as principais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

O Sintero iniciou a reunião solicitando informações a respeito do compromisso firmado anteriormente pela secretária em relação à atualização do Piso do Magistério de 2023 no percentual de 14,95% e do reajuste salarial com o mesmo percentual para os técnicos e técnicas. Em resposta, Ana Pacini afirmou que os cálculos de impacto da Seduc já foram finalizados e que agora depende de outros órgãos como Sepog e Iperon para finalizar a demanda. A expectativa da Seduc é que o Projeto de Lei que normatiza o reajuste aos técnicos/as seja encaminhado ainda no mês de abril à Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO). Quanto aos professores/as essa ação é dispensada uma vez que eles possuem legislação própria. Em virtude da necessidade de esperar os impactos dos outros órgãos, a previsão é de que o Piso seja atualizado em maio com retroativo a janeiro em uma única parcela. Sobre as progressões, a secretária disse que serão feitas as atualizações ainda neste ano.

Ana Pacini justificou que o processo tem gerado certa morosidade devido ao trabalho manual da Seduc em fazer as atualizações de vencimento de cada servidor/a. Além disso, ela assegurou que tanto o reajuste salarial quanto o reajuste do auxílio alimentação será encaminhado em um mesmo pacote a ALE/RO. Logo, a força tarefa está sendo feita para que ambos os reajustes sejam aplicados de uma única vez à categoria. Ao ser questionada sobre o valor, a secretária disse que a sugestão é de, no mínimo, R$500,00. Porém, a intenção do Governo do Estado é unificar o valor para todas as categorias. Sendo assim, caso a equiparação dos valores para as categorias seja maior a este, a Educação terá novo reajuste.

Em relação ao aumento das Gratificações de Docência e Unidade Escolar, a secretária comunicou que está fazendo análise, mas que a prioridade do momento é os reajustes citados acima. Ela pontuou que há o desejo em resolver a pauta, mas que depende das questões orçamentárias para fazer a atualização.

A respeito do pagamento de licença-prêmio em pecúnia, a Seduc anunciou a continuação do acordo firmado anteriormente com o Sintero. Sendo assim, permanecerá destinando mensalmente o valor mínimo de R$600 mil ao pagamento do direito aos servidores/as. Na oportunidade, o Sintero solicitou que seja disponibilizada a planilha de pagamento para conhecimento e divulgação dos beneficiados.

Outra demanda discutida na reunião foi a situação dos profissionais lotados nas escolas de tempo integral. O Sintero enfatizou que tem recebido inúmeras denúncias principalmente em relação à sobrecarga de trabalho, o que tem levado ao adoecimento físico e mental de profissionais da Educação que trabalham nestas escolas. A presidenta Lionilda Simão, reforçou que são verdadeiros pedidos de socorro e que a Seduc precisa, de maneira urgente, ouvir os relatos da categoria e tomar as medidas cabíveis para minimizar os impactos ocasionados em virtude do novo modelo de ensino. Foi agendada uma reunião na próxima quarta-feira, dia 29/03, para que seja tratado exclusivamente dessa demanda.

Referente às liberações dos professores e professoras que desejam cursar mestrado e doutorado, a Seduc disse que resolverá a situação mediante o chamamento de profissionais do processo seletivo, marcado para a segunda quinzena de abril.

O Sintero informa que até a primeira quinzena do mês de abril estará fazendo assembleia em todo o Estado com o objetivo de deliberar sobre os próximos passos da luta em conjunto com a categoria. 

“Queremos reforçar que o Sintero está em negociação e atuando para que as nossas reivindicações sejam aceitas. Informações extraoficiais muitas vezes geram altas expectativas na nossa categoria. Porém, solicitamos que nossa categoria fique atenta a nossa atuação e nas informações que disponibilizamos nos nossos canais de comunicação, pois o sindicato é o representante legal dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Estado de Rondônia”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

 



12 Comentários

  • Paula
    29 de Março de 2023

    Houve um aumento geral para os comissionados, quase 100% em alguns casos e já recebem 1500 de auxílio alimentação e para nós da Educação tudo é mais difícil, principalmente para os técnicos que estão sofrendo com as horas extras e não tem nem piso salarial. Greve já

  • Lena Muniz
    29 de Março de 2023

    Como sempre o sindicato não olha para os técnicos, principalmente os APOSENTADOS. Pagamos o sindicato pra quê? Acho que já está na hora de cobrarmos o que é nosso por direito. Trabalhamos e contribuímos com a educação de Rondônia. Agora somos deixados de lado por quem deveria nos defender.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    03 de Abril de 2023

    O Sintero luta em favor de todos os profissionais em Educação, a nossa pauta contempla os ativos e inativos também.

  • solvio \maran
    28 de Março de 2023

    nao da mais para esperar os tec. educ. estao com vencimentos defasados. precisamos reajustar o aux. saude e alimentação urgente. vamos pra rua lutar pelos nossos direitos.

  • Maria Socorro de Andrade Theodoro
    27 de Março de 2023

    Bom dia, sempre que posso, faço um comentário ou observação + hoje gostaria de parabenizar toda direção do sintero e que Deus abra a mente dos nossos representantes e nos abençoe com um aumento justo pois pelo menos nós, os técnicos estamos ganhando só para comermos e pagar água e energia, certos medicamentos não são possíveis comprarmos, triste + real!

  • Ana Paula
    27 de Março de 2023

    Bom dia, engraçado sempre conseguir as coisas fáceis aos professores e nunca aos técnicos ADM. Gostaria de saber se as escolas funcionam sem os técnicos? O quadro de técnicos, diminuiu muito na folha, pois vários passaram a Federal e outros aposentaram, estamos trabalhando por 5 e as vezes até mais, e o reconhecimento não vem. É de ficar indginada, triste. Por isso que muitos estão ficando doentes

  • Fagner
    26 de Março de 2023

    Isso é uma palhaçada. Brincadeira de mal gosto! Aguardamos uma posição enérgica do nosso sindicato.

  • Edgley benicio de brito
    25 de Março de 2023

    É brincadeira ainda estão fazendo cálculos. 500 reais de auxílio alimentação nos não iremos aceitar. A gratificação de sala de aula já está indo para o décimo ano sem reajuste. Greve já

  • Rosamir Pereira de Souza
    25 de Março de 2023

    Eu sou servidora desde 1983, sempre fui sindicalizado ao sintero. Hoje sou funcionária federal, ainda assim continuo sinalizada tanto ao sintero qto ao sindsef. Pois acredito na atuação dos sindicatos. Gostaria que o sintero verificasse com um pouco mais de empenho aos processos de direitos trabalhistas. Pois é nosso direito e tenho 5 licenças prêmio pra receber, entre outros direitos.

  • Shirlei Adriana Gomes Dos Santos
    24 de Março de 2023

    De abril vai para maio e como sempre empurrando com a barriga!

  • Osiel Damasceno Da Silva
    24 de Março de 2023

    Boa noite, foi tratado a respeito das horas extras ? Como foi colocado pra os técnicos receber fica impossível

  • Marcos Antônio Tavares da Silva
    24 de Março de 2023

    Falar que está negociando isso é balela não tem mais o que negociar vai chegar o final do ano ia Seduc vai ficar cozinhando o galo. Tem que partir para a rua desmascarar esse governo.

  • Augusto
    24 de Março de 2023

    Palhaçada desse governo, prometeu na campanha aumentar todas essas gratificações, de até mesmo dobra-las, o piso já é lei, e as outras gratificações seriam feitas esse ano 2023, agora nós enrolando com toda classe..Essa secretaria está dificultando as negociações, assim como ela fez com o RATEIO ...que pagou em Pecunia...temos que dá o troco imediatamente, sugiro uma assembleia geral para discu

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE