Voltar 01 de Dezembro de 2021

Deputados estaduais confirmam abono salarial aos profissionais em educação estaduais


O Sintero esteve em diálogo com o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO), Adelino Follador (DEM) e o vice-presidente, Lazinho da Fetagro (PT),  nesta terça-feira (30/11), quando foi confirmado que o Governo do Estado utilizará os recursos excedentes do Fundeb para pagamento de abono salarial aos trabalhadores e trabalhadoras em educação. A reunião ocorreu antes do governador Coronel Marcos Rocha anunciar em suas redes sociais.

De acordo com os deputados, o Governo do Estado ainda não detalhou quais valores serão concedidos à categoria. Mas, conforme foi anunciado, o Projeto de Lei que trata sobre o assunto deve chegar na ALE/RO nos próximos dias.

Durante a sessão desta terça-feira realizada na ALE/RO, a maioria dos parlamentares presentes usou a tribuna para comentar sobre o dever do Governo do Estado em cumprir com a legislação do Fundeb (Lei nº 14.113/2020), aplicando o percentual de 70% em remuneração aos profissionais da Educação, além de destacar a necessidade da criação de políticas de valorização aos técnicos e técnicas educacionais que estão há tempos sem reajuste salarial e, consequentemente, com salários defasados. 

O Sintero destaca que a reivindicação atendida faz parte de uma das demandas já solicitadas anteriormente pelo sindicato, como forma de reconhecimento prestado aos profissionais em educação que continuaram atuando em meio à pandemia da Covid-19, na linha de frente, visto que, as instituições de ensino permaneceram em funcionamento através das demandas internas. Ressalta-se ainda o papel dos docentes no desenvolvimento das aulas remotas que tiveram que custear seus equipamentos eletrônicos e despesas domésticas, sem a contrapartida da Administração Pública, além dos técnicos e técnicas educacionais que continuaram nas escolas realizando tarefas que, muitas vezes, fugiam de suas atribuições. 

O Sintero reforça que continua buscando audiência com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para tratar do Plano de Valorização da categoria de 2022, protocolado no dia 31/08. O documento possui 13 itens de urgência e que necessitam de atendimento e celeridade. 

"O Fundeb é fruto da luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, bem como de toda sociedade. Através de nossa mobilização conseguimos torná-lo permanente e com mais recursos. Por isso, destacamos que esse abono salarial só é possível graças a nossa atuação enquanto categoria e à busca no desenvolvimento e investimento em educação pública", disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero. 
 



11 Comentários

  • Jozafá Bezerra de Salles.
    08 de Dezembro de 2021

    A humildade de uma pessoa humana, ainda é a melhor parte. A sensibilidade o compromisso, o zelo pela honra pelo caráter, é amar o próximo como a se mesmo. Esse gesto de humanismo é muito bonito.

  • Lisiane
    03 de Dezembro de 2021

    Parabéns a esses deputados e governo que pensaram da esse direito aos profissionais da educação. Esse abono chega em boa hora para ajudar esses profissionais tão desgastados com a pandemia. Sem recuar, a educação não parou embora muitos perderam a vida.

  • Edemilde Helena Sapia Novais
    03 de Dezembro de 2021

    E o professor aposentado vai receber o abono?

  • Lauricelia do N. Felber
    03 de Dezembro de 2021

    Bom dia Os aposentados vão receber esse abono se aprovado?

  • Edemilde Helena Sapia Novais
    02 de Dezembro de 2021

    E o professor aposentado vai ter

  • Alice Franzon
    02 de Dezembro de 2021

    Só para quem está na ativa ? e os aposentados continuam como salário super defasado ?

  • Otavio João Rauber
    01 de Dezembro de 2021

    Esperamos que seja em folha suplementar... afinal junto com pagamento 50 % vai em imposto de renda ...

  • Osiel Damasceno Da Silva
    01 de Dezembro de 2021

    Gostaria de saber até quando vamos continuar pagando os 6% de desconto, pois isto é uma palhaçada com os servidores,alguns pagam outros não ,todo mês tem desconto no meu salário, e minha esposa entrou com o mesmo processo e nada

  • Olga Bonfim
    01 de Dezembro de 2021

    Quero receber minhas verbas rescisórias. Já que aposentei em 2020.

  • Anna Karolina Deike
    01 de Dezembro de 2021

    Gostaria de saber se os aposentados e pensionistas também receberão esse abono?

  • Ana Maria Schinwelski
    01 de Dezembro de 2021

    Por isso não é por outros motivos não deixo de ser filiada ao Sintero. Parabéns para todos os trabalhadores em educação do Estado de Rondônia.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE