Voltar 25 de Outubro de 2024

Dia Internacional contra a Exploração da Mulher: uma luta que o SINTERO não abre mão

Em defesa da dignidade e dos direitos das mulheres, o SINTERO levanta a voz e diz não a toda forma de exploração

Arte: Jacson Pessoa

Hoje, 25 de outubro, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) ergue a voz em defesa das mulheres que enfrentam a exploração e a violência em todas as suas formas. Este Dia contra a Exploração da Mulher não é apenas uma data no calendário; é um chamado urgente à ação para que a sociedade reconheça, combata e colabore no combate à exploração que persiste em nosso cotidiano.

A exploração se manifesta através de práticas como: o tráfico de mulheres, a violência doméstica, o assédio sexual, a discriminação no ambiente de trabalho, entre muitas outras. No Brasil, a realidade é alarmante, com milhões de mulheres vivendo em condições de vulnerabilidade, e muitas das vezes, silenciadas e invisibilizadas.

Diante dessa realidade, o SINTERO se compromete a lutar, todos os dias, por um ambiente educacional que respeite e valorize todas as trabalhadoras. “Não lutamos só hoje por ser uma data simbólica, mas lutamos e lutaremos sempre que for preciso. Toda mulher merece dignidade, respeito e a chance de construir seu futuro sem medo. Vamos juntas e juntos colocar um fim à exploração", declara Dioneida Castoldi, presidenta do SINTERO.

O compromisso do SINTERO é contínuo e diário, buscando conscientizar a sociedade, e em especial o ambiente educacional, para que se tornem espaços de transformação e respeito. O Sindicato reafirma que o combate à exploração passa pela educação, por isso, continua a defender os direitos de todas as mulheres com iniciativas que visam uma sociedade justa para todas e todos.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID