Criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), o Dia Mundial do Funcionário e da Funcionária da Educação é comemorado no dia 16 de maio. A data tem o intuito de dar visibilidade à luta pela valorização, formação e reconhecimento destes profissionais.
O trabalho desenvolvido pelos funcionários de escola é essencial, pois são eles os responsáveis por manter o bom funcionamento das instituições educacionais tanto na parte estrutural quanto administrativa.
Apesar da grande relevância no processo educacional, são poucas as ações de valorização elaboradas para beneficiar esses profissionais. Uma das pautas reivindicada em nível nacional refere-se à criação de um Piso Salarial que assegure salário digno a eles. Atualmente, os técnicos e técnicas educacionais estão com salários defasados e constantemente são alvos de ataques aos direitos e da precarização do trabalho por meio da terceirização de suas funções.
“Nesta data, o Sintero reforça seu compromisso em defesa dos funcionários e funcionárias de escola que fazem diferença enquanto educadores de nossas crianças, jovens e adultos. Nosso reconhecimento e agradecimento a todos e todas”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.
Muito bom mas realmente precisamos de ações que façam diferença com urgência
Boa noite, a Escola não funciona somente com professores e nem só com Técnicos, é uma corrente que cada ELO tem sua importância. Neste contexto os Técnicos Educacionais lutam por uma valorização digna das atividades realizadas todos os dias nas Escolas, e essa valorização só virá com a aprovação do PROJETO DE LEI 2531/2021, PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL TÉCNICOS EDUCACIONAL E OPERACIONAL
Bom dia, para isso se concretizar na vida desses servidores que a anos vem sofrendo com salários defasados, que mal da para se alimentar e comprar remédios. Devemos cobrar a APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 2531/2021, referente ao O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica EM 75% o Salário Base do Professor 40Horas.