Direção do Sintero se reúne com trabalhadores da Escola Orlando Freire e visita a \"Rádio Falante

Uma comitiva da Direção do Sintero formada pelo presidente, Manoel Rodrigues da Silva e pelos diretores José Augusto Neto (Secretário de Imprensa e Divulgação) e Dioneida Castoldi (Secretária de Assuntos Municipais), visitou a Escola Estadual Orlando Freire, em Porto Velho, na terça-feira, dia 21/06.
Na oportunidade os sindicalistas se reuniram com trabalhadores em educação daquela escola para repassar informações sobre a atuação do Sintero, sobre ações judiciais e sobre outros assuntos de interesse da categoria.
A visita também teve a finalidade de ouvir os trabalhadores em educação acerca de suas demandas, sugestões e propostas para o mandato sindical.
Outro objetivo da visita dos dirigentes do Sintero à Escola Orlando Freire foi conhecer um projeto de sucesso dos estudantes denominado “Rádio Falante”.
Os sindicalistas conheceram as instalações do projeto e até participaram da programação.

A história do projeto “Rádio Falante”

O projeto Rádio Falante Orlando Freire entrou no ar em caráter experimental no dia 10 de abril de 2010 e permaneceu em fase de testes durante um mês, período que serviu para a definição do seguimento e da atuação da “emissora”.

Durante a fase de testes também foi feita a qualificação dos alunos e dos técnicos que iriam atuar no projeto.
No dia 28 de maio de 2010 a “emissora” entrou no ar em caráter definitivo trazendo uma proposta diferente de comunicação, não só com musicas e recadinhos, mas agregando notícias e informações.
Esse seguimento – noticias e informações – chamou a atenção da coordenação regional do então projeto “Amigos da Escola”, que, capitaneado pela senhora Isabel Cristina Pivetta, realizou, em conjunto com a escola, um dia temático, evento que teve a cobertura da TV Rondônia, cujo conteúdo com imagens do projeto foi divulgado no intervalo do programa Vídeo Show, da Rede Globo.
O projeto mereceu outra reportagem da Rede Globo, no dia 28 de setembro de 2010, desta vez no Jornal Hoje. A divulgação em nível nacional aliada ao desempenho da equipe alavancou o projeto.

Os idealizadores do projeto

O projeto foi idealizado por Reinaldo Ramos das Neves e teve como coautora a professora Suely de Souza Ferreira, contando, ainda, com a colaboração do senhor Alcemir Ribeiro de Arruda.
A coordenação geral é de Reinaldo Ramos das Neves, tendo como coordenador de apoio Alcemir Ribeiro de Arruda.
Toda programação da rádio e comandada e executada pelos alunos do 8º e 9º anos, tendo sempre o acompanhamento do coordenador geral Reinaldo Ramos.
A atual equipe da rádio é composta pelos alunos Daniel Campos, Milena Silva, Ana Gabriela e Raquel Martins.
A programação é elaborada pelos próprios alunos e começa com uma reunião de pauta. Após esse encontro os alunos vão para a sala de aula deixando definida a programação do dia, que é composta por informativos, entrevistas, jogos de perguntas e respostas com conteúdo educativo e momento musical.

Reconhecimento

• Destaque nacional em matéria veiculada (flash nacional) pela Rede Globo de televisão no dia 28 de maio de 2010 no intervalo do programa Vídeo Show.
• Destaque nacional no Jornal Hoje da Rede Globo, no dia 28 setembro de 2010, dividindo matéria com uma escola do Sul do país. .
• Link via celular ao vivo de Brasília, diretamente do Ministério da Saúde, oportunidade em que foram usadas adequadamente as TIC's dentro do ambiente escolar.
• Dois votos de louvor concedidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.
• O projeto Rádio Falante foi tema de monografia do curso de jornalismo da UNIRON, em pesquisa feita pela acadêmica Carla Cristina Pereira das Neves, que obteve a nota máxima: 100 pontos.
• Conquistou por cinco vezes o prêmio “Construindo a Nação”.
• Inúmeras matérias veiculadas tanto na mídia falada, televisionada, escrita e sites da internet.

TV Paredão

Um “filhote” da Rádio Falante, criado para agregar mais eficiência ao projeto da rádio, é a “TV Paredão”, que transmite para o pátio da escola imagens ao vivo do que acontece no estúdio da rádio, principalmente as entrevistas.
O monitor que gera as imagens fica na parede, daí o nome “TV Paredão”.

Do pátio da escola para as ondas do radio

O projeto Rádio Falante extrapolou os muros da escola, e desde 2012 seu conteúdo é transmitido através de um programa semanal, aos sábados, na rádio comunitária Transamazônica FM 105,9 no horário das 14h às 16h.
Com o nome de “Rádio Falante”, o programa ganhou voto de louvor da Assembleia Legislativa de Rondônia, foi premiado e conquistou o primeiro lugar do prêmio “Construindo a Nação 2012/2013”, obtendo a pontuação máxima: 100 pontos. O programa é apresentado pelos comunicadores Reinaldo Ramos e Suely Souza.

O que os alunos aprenderam

Além de influenciar positivamente no aprendizado dos alunos e no funcionamento da Escola Orlando Freire, o projeto serve para inspirar boas práticas e até contribuir na formação de futuros profissionais. Um exemplo bem sucedido entre os alunos envolvidos no projeto é a aluna Kimberlly Moura, que descobriu a sua vocação para comunicação e decidiu fazer o curso técnico da Fundação Rede Amazônica de Rádio e Televisão, e cursar a faculdade de Publicidade e Propaganda.