A diretora de Assuntos Municipais do SINTERO, professora Maricélia do Lago, participou do III Encontro Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. O evento reuniu conselheiras/os e gestoras/es estaduais e municipais de todo o país para discutir os desafios da alimentação escolar, a importância da fiscalização e o papel estratégico dos conselheiros e conselheiras.
Além de representar o SINTERO, Maricélia também atua como presidente do Conselho de Alimentação Escolar do município de Porto Velho (Caem) e tem se dedicado a fortalecer o controle social da merenda escolar, com foco na promoção de uma educação pública mais digna e inclusiva.
A programação do encontro foi dividida em dois dias intensos de formações. No dia 14, foram abordados temas como os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), prestação de contas, uso de tecnologia na gestão do programa, o papel dos conselheiros no controle administrativo, controle social para a sustentabilidade do PNAE e a importância dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar como apoio aos CAEs.
Já no dia 15, as discussões giraram em torno da agricultura familiar no PNAE, educação alimentar e reaproveitamento criativo, instrumentos de monitoramento e sustentabilidade, transformação da gestão da alimentação escolar, além de uma esquete sobre seletividade e sustentabilidade. Também foram debatidos o papel dos conselhos no atendimento de estudantes com necessidades alimentares especiais, as ações da SEEDUC/RJ para otimizar a gestão da alimentação escolar e a regionalização das compras da agricultura familiar.
A troca de experiências durante o encontro foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre a alimentação escolar e buscar soluções que ajudem a melhorar a realidade das escolas públicas. Maricélia retorna com novas ideias que podem fortalecer a atuação do conselho em Porto Velho e colaborar com a luta por uma alimentação escolar de qualidade que garanta o bem-estar das/dos estudantes.
Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID