Voltar 19 de Outubro de 2016

Dr. Hildon Chaves não comparece ao encontro com os servidores. Léo Moraes apresenta propostas

O Sintero promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 19/10, na Sede Administrativa, em Porto Velho, o evento denominado “Encontro dos Candidatos a Prefeito da Capital com os Trabalhadores em Educação”, com a finalidade de oportunizar aos candidatos que disputam o segundo turno das eleições a apresentação de suas propostas e um diálogo com os profissionais da educação.

Embora o Sintero tenha convidado os dois candidatos com antecedência e marcado reunião com representantes das duas coordenações de campanha, apenas o candidato Léo Moraes (PTB) compareceu. O candidato Dr. Hildon Chaves (PSDB) enviou uma “carta aos trabalhadores em educação”, que foi lida pelo presidente do sindicato, Manoel Rodrigues da Silva, durante o horário reservado para a apresentação de suas propostas.

O presidente do Sintero fez a abertura do evento explicando a sua finalidade, o formado estabelecido, as orientações aos participantes e as vedações, já que a proposta era proporcionar o contato dos servidores com os candidatos.

Durante o horário das 16 às 17 horas, reservado ao Dr. Hildon Chaves, diante da ausência do candidato, além da leitura da “carta” recebida pela direção do Sintero, foram repassados informes pela diretoria do sindicato e discutidos temas relativos à educação entre os trabalhadores em educação,

No horário estabelecido, às 17 horas, o candidato Léo Moraes compareceu ao evento. Ele fez uma breve apresentação da sua candidatura, apresentou suas propostas para a administração municipal como um todo, e destinou parte do tempo para apresentar propostas especificamente sobre educação.

Ele se comprometeu com a valorização dos profissionais da educação, disse que vai reestruturar as escolas municipais e garantiu que nenhum direito dos servidores será retirado. O candidato falou, entre outras coisas, sobre a utilização dos royalties das usinas de Santo Antônio e Jirau destinados à educação, pagamento de licença prêmio em pecúnia, regularização do transporte escolar, se comprometeu em restabelecer a gestão democrática e confirmou que para a escolha do ou da titular da Secretaria Municipal de Educação a categoria será ouvida.

Após concluir a apresentação de suas propostas, Léo Moraes respondeu a perguntas dos trabalhadores em educação, tanto por escrito como oralmente, e no final, assinou o Termo de Compromisso com a Educação, documento que contém, entre seus itens, a implantação do Plano Municipal de Educação estabelecido em Lei aprovada na Câmara Municipal.