Em assembleia virtual, filiados e filiadas aprovam prestação de contas do Sintero referente ao ano de 2020

Os trabalhadores e trabalhadoras em Educação filiados e filiadas ao Sintero aprovaram nesta sexta-feira (30/04), o parecer do Conselho Fiscal e o relatório de prestação de contas do ano de 2020 durante Assembleia Geral Ordinária, realizada de forma virtual, em razão das medidas de isolamento e distanciamento social, causadas pela pandemia da Covid-19. A aprovação teve 105 votos favoráveis e 1 abstenção.

O Balanço Financeiro e Patrimonial é socializado anualmente, no mês de abril, para apreciação e aprovação pelos filiados/as em assembleia, conforme prevê os artigos 17 e 32 do Estatuto da entidade, convocados através de edital publicado em jornal de grande circulação e no site da instituição.

Durante a assembleia, o secretário de Finanças, Manoel Rodrigues da Silva, destacou que apesar da pandemia, o Sintero continuou tendo custos para manter o funcionamento dos trabalhos e a manutenção do patrimônio físico do sindicato. Além disso, promoveu e apoiou ações de solidariedade, com doação de cestas básicas às famílias de trabalhadores e trabalhadoras que encontravam-se em situação de vulnerabilidade, entre outras ações.

Na oportunidade, os membros do Conselho Fiscal detalharam alguns trâmites em relação à análise de receitas e despesas da Sede Administrativa, Sede Social e Sedes Regionais. A presidenta do Conselho Fiscal, Francisca Diniz de Melo Martins, comentou que foram apreciados e aprovados o saldo patrimonial, a receita operacional, os investimentos com gastos com pessoal e materiais de expediente, gastos com mobilizações, entre outros.

Destaca-se que em razão do distanciamento social, o Sintero esteve impossibilitado de fazer a luta presencialmente junto com a categoria. Entretanto, utilizando as ferramentas e estratégias tecnológicas, o sindicato permaneceu encampando grandes mobilizações virtuais contra a retirada de direitos e os retrocessos na Educação Pública e, assim, continuará.

A presidenta do Sintero agradeceu a participação de todos/as comentando sobre as ações e os enfrentamentos realizados pelo Sintero na defesa dos direitos e interesses da categoria e destacou que a assembleia de prestação de contas é um instrumento necessário para proporcionar transparência aos filiados e filiadas que acreditam e contribuem com o desenvolvimento do sindicato.  Ao final de sua fala, lamentou a quantidade de servidores e servidoras da Educação que vieram a óbito em decorrência da contaminação do coronavírus, manifestando seu mais profundo pesar às famílias que sofrem com a dor do luto.

Terminada a leitura do relatório pelo Conselho Fiscal, a presidenta do Sintero abriu espaço para que os filiados e filiadas fizessem manifestações e tirassem dúvidas pertinentes ao assunto. Todos os esclarecimentos solicitados foram prestados e a prestação de contas foi aprovada.

“Queremos reforçar que nossa atuação é baseada no comprometimento com a categoria e a transparência em nossas ações. Por isso, estamos seguindo à risca as exigências detalhadas no Estatuto da entidade. Neste momento, queremos pedir que todos e todas se somem à luta pelo fortalecimento do sindicato, principal força de defesa da classe trabalhadora, inclusive, incentivando novas filiações de companheiros e companheiras de trabalho para aumentarmos nosso poder de lutas frente ao descaso dos governantes”, finalizou Lionilda Simão.

VEJA FOTOS ABAIXO: