Entidades sindicais e movimentos sociais reuniram-se no dia 15 de junho para instituir o Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia (FEPERO). O objetivo do Fórum é articular e coordenar a Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) e suas etapas antecedentes para promover debates sobre os desafios da política educacional no Estado.
O Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia é formado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (Sintero); União Brasileira de Mulheres (UBM); Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais Cuniã (CPPT – CUNIÃ); – Instituto Federal de Educação de Rondônia – Campus Porto Velho (IFRO); Conselho da Mulher do Estado de Rondônia (CEDM); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Via Campesina; Movimento Negro Unificado (MNU); Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof); Fórum Popular de Mulheres; Comissão Pastoral da Educação; Levante da Juventude; União Nacional LGBT (UNA); União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO); Sindicato dos Técnicos Tributários de Rondônia (Sintec); Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindeprof), Federação dos Trabalhadores e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (Fetagro) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A proposta é que se articule uma agenda de mobilizações que antecedam a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que deve ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022 em Natal, Rio Grande do Norte. Com o tema "Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, a Conape pretende monitorar e avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias e, posteriormente, indicar ações no sentido de promover avanços nas políticas públicas educacionais.
De acordo com as deliberações do Fórum Estadual Popular de Educação de Rondônia, o lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação (Conepe) será no dia 12 de agosto na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO) e as conferências municipais populares de educação (Comape) devem iniciar a partir do dia 15 de agosto.
“As propostas reunidas na Conferência Estadual Popular de Educação serão levadas à Conape. Por isso, representantes de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, profissionais da educação, estudantes, pais e responsáveis, e todos que defendem a educação pública de qualidade, universal, gratuita e laica devem participar deste debate”, disse Judith Campos, Coordenadora-Geral do FEPERO.
O PEE DA EDUCAÇÃO JA EXISTIA BEM ANTES DO GOVERNO DE BOLSONARO. E SE É LEI O GOVERNO NAO PODE DEIXAR DE CUMPRIR. BASTA UM.BOM ADVOGADO DO SINDICATO ACOMPANHAR P NAO HAVER ARBITRARIEDADES CONTRA SERVIDORES. O QUE TENHO VISTO SEMPRE. DR. HELIO FAZ FALTA
ESSA REUNIAO NA ASSEMBLEIA OS SERVIDORES SERAO CHAMADOS OU SOMENTE A DIRETORIA PARTICIPARÁ? ESSE PNE É PREOCUPANTE. PEE NAO SABEMOS SE AS METAS AVANÇAM. SO REGRIDE. A META 17 E 19 .SAI IMPORTANTES. O GOVERNO AGORA INDICA DIRETORES DE ESCOLA ENQUANTO A GESTÃO DEMOCRATICA QUE ESTA NO PNE E PEE VAI PARA O RALO. E O SINDICATO, FAZ QUE? E NESSE MOMENTO DE PANDEMIA PIOROU. LEIS QUE EXISTIAM JÁ BEM ANT