De acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado, o pagamento da folha de janeiro dos trabalhadores em educação será efetuado nesa sexta-feira, dia 25/01. Porém, sem incluir a progressão prevista no novo Plano de Carreira (Lei nº 680/2012).
A Seduc informou que a progressão funcional, no valor de R$ 4,5 milhões, será paga em folha suplementar.
De acordo com o Núcleo de Recursos Humanos da Seduc, a elevação de referência salarial será retroativa a setembro de 2012 e o valor devido a cada servidor, incluindo 1/3 de férias e 13º proporcionais ao último trimestre do ano passado, será depositado em conta bancária até o dia 31 de janeiro.
Terão direito à progressão todos os trabalhadores em educação que estiverem no desempenho do cargo para o qual foram aprovados em concurso e exerçam suas funções na Seduc.
Suspensas em 2008, na administração anterior, as progressões entraram na pauta de prioridades do governo do Estado como resultado da mobilização e da luta dos trabalhadores em educação.
A reformulação do Plano de Carreira, que resoltou na Lei Complementar nº 680, sancionada pelo governador Confúcio Moura no feriado de 7 de setembro de 2012, foi uma das reivindicações da greve que durou 21 dias no início de 2012.
Além de outras garantias, a lei regulamenta a progressão funcional, que é a elevação, a cada dois anos, do profissional da educação efetivo a referência imediatamente superior da classe a que pertence, com consequente acréscimo no valor do salário-base.
O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, disse que o sindicato está atento, cobrando a implantação de todos os direitos previsto no novo Plano de Carreira.
Fonte: Assessoria