Voltar 03 de Maio de 2025

Formação sindical reforça mobilização e prepara dirigentes para os desafios do movimento sindical

Lideranças do SINTERO discutem análise de conjuntura e trabalho de base no segundo módulo da formação sindical

Imagem: Jacson Pessoa

Nos dias 2 e 3 de maio, o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) promoveu, em sua Sede Social de Porto Velho, o segundo módulo da formação de dirigentes sindicais. A atividade, organizada pela Secretaria de Formação Sindical, reuniu todo o sistema diretivo da entidade em um momento estratégico de capacitação, reflexão e fortalecimento do movimento sindical em Rondônia.

Com foco nos temas “Análise de Conjuntura – O que é e como fazer?” e “Trabalho de base – O que é e como fazer?”, o encontro proporcionou debates sobre o atual cenário político-social e os caminhos para uma atuação sindical mais crítica, próxima da base e preparada para os desafios da realidade. A atividade também discutiu os impactos das reformas que têm ameaçado direitos da classe trabalhadora e os desafios enfrentados pelas entidades sindicais diante da precarização das condições de trabalho.

Durante os dois dias de formação, as/os participantes refletiram sobre a importância da mobilização permanente e do fortalecimento da organização sindical. O trabalho de base foi destacado como eixo essencial da ação sindical, com foco na construção de estratégias coletivas alinhadas à realidade das escolas e às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.

A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destacou que “não há como enfrentar os desafios atuais sem investir na preparação política e técnica das nossas dirigentes e dos nossos dirigentes. Essa formação é um passo importante para que o sindicato siga atuando de forma firme e comprometida com a defesa da educação pública e dos direitos da classe trabalhadora.”

A formação se consolidou como uma ferramenta estratégica para um sindicato forte, que atua com conhecimento, compromisso e resistência diante dos desafios impostos aos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE