Voltar 15 de Dezembro de 2021

Governo de Rondônia anuncia abono salarial que pode ultrapassar R$20 mil

Atendendo à reivindicação da categoria, o Governo de Rondônia finalmente anunciou o valor do abono salarial com recursos excedentes do Fundeb aos profissionais da Educação que pode variar de R$5 mil até R$22 mil, dependendo da carga horária e da função dos servidores da Educação. O projeto que regulamenta e define regras do abono foi protocolado e aprovado nesta quarta-feira (15/12), na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO).

Conforme compromisso feito pelo Secretário de Estado da Educação em reunião com o Sintero, além dos professores/as,  os técnicos e técnicas educacionais também serão contemplados com bonificação salarial, podendo receber até R$5.083,84.

No caso dos docentes, a bonificação pode variar de R$ 6.835,57 até R$ 22.215,60. Em ambos os casos, o abono será pago proporcionalmente à jornada de trabalho, sendo calculado com base na carga horária do profissional e frequência do servidor na Rede Estadual de Ensino durante o ano de 2021. Veja o quadro disponibilizado no site do Governo do Estado:

Valor máximo

R$ 22.215,60

R$ 20.506,70

R$ 15.380,03

R$ 13.671,14

R$ 8.544,46

R$ 6.835,57

O Sintero ressalta que a luta para que os recursos provenientes de sobras do Fundeb fossem revertidos em valorização salarial foi uma reivindicação tratada em mesa de negociação com o Secretário de Estado da Educação, onde o sindicato expôs a necessidade de reconhecimento aos trabalhadores que se dedicaram ao longo da pandemia em ofertar uma Educação de qualidade, mesmo não havendo contrapartida financeira da Administração Pública no desenvolvimento de suas atividades.

O Sintero destaca ainda que o Fundeb é fruto de uma intensa mobilização da categoria feita em 2020, quando foi possível torná-lo com mais recursos e permanente. Por isso, o abono salarial é considerado a materialização e cumprimento da legislação vigente pelo qual os trabalhadores e trabalhadoras em educação defenderam e lutaram para que fosse preservado.

“Estamos satisfeitos em observar que nossa luta para que os recursos da Educação fossem aplicados em valorização para a categoria, foi atendida. Investir em Educação é investir nos profissionais que fazem dessa importante tarefa, sua principal missão”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

• Janete santos rodrigues
    21 de Dezembro de 2021

Fiquei triste por mim e meus companheiros não ter recebido nós que somos técnico mais contrato pelo seletivo .

• Maria auxiliadora de Oliveira Santos
    21 de Dezembro de 2021

Porque os aposentado ficaram de fora do fundeb

15 de Fevereiro de 2022

Os recursos do Fundeb são destinados exclusivamente aos profissionais da ativa.

• Maria Eunilde Dos Santos e Silva
    20 de Dezembro de 2021

Obrigada pela trabalho de vocês gratidão.

• Dinorar silva
    19 de Dezembro de 2021

Vamos parabenizar nosso gonvernador de direita e nosso secretário pela primeira vez sobrou dinheiro e não foi desviado e sim vai ser repassado para os profissionais da educação, e pra aplaudir de pé nossos representantes

• Paulo Barbalho de Lima
    17 de Dezembro de 2021

Pedimos por gentileza que o Sindicato(Sintero) interceda junto ao Governador de Rondônia para que pague a nossa Licença rêmio em Pecúnia de nós Professores Aposentados que se encontra no RH da SEDUC aguardando autorização para pagamento. Estamos penalizados sem aumento e sem o pagamento de nossas Licenças em Pecúnia. Obrigado/

• CARITINA FRANCISCA DOS SANTOS
    17 de Dezembro de 2021

Existe a possibilidade de aumento para 2022 ou só ficará restrito a bonificação de final de ano. Os aposentados ficarão de fora e não estou reclamando pelos direitos de quem está na ativa, apenas lembrar que precisamos ter aumento também.

• Cris
    17 de Dezembro de 2021

SINTERO,LUTEM pelo município,com o mesmo afinco que lutam pelo estado

• Delmira Verissimo cordeiro
    16 de Dezembro de 2021

Só esqueceram dos aposentados que deram mais de 20 anos de suas vidas muitas vezes até trabalhando doentes. Nem as verbas rescisórias e licenças em pecúnias recebi. Tristeza. Me sinto inútil.

• nelcileia vargas dos santos
    16 de Dezembro de 2021

Pena que nós que somos professore lotados na CRE não temos direito, INDGNADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

• Mirian grotti
    16 de Dezembro de 2021

Oi, gostaria de saber se quem está no artigo esperando a aposentadoria vai receber o abono

23 de Março de 2022

Procure a Sede Administrativa ou Sedes Regionais para obter informações mais detalhadas.

• Araújo Pinto de Almeida
    16 de Dezembro de 2021

Parabéns, é assim que faz; sindicatos e o povo em geral devem velar pelas ações de seu representantes, tendo como foco o direito , a valorização e a conquista justa para desfrute dos bens dos bens do País. Vós sois o sal da terra e a luz do mundo , disse Jesus. ..

• Marlenemariapmarca@gmail.com
    16 de Dezembro de 2021

Gostaria de saber se quem ainda estava trabalhando em 2020 e até 30 de novembro de 2021. E aposentou tbm vai receber

• Francineide Alves Falcao
    16 de Dezembro de 2021

O governo do estado de Rondônia, deveria também dar uma ajuda para nós do nivem medio que ganhamos um salário mínimo que não dar pra nada nós da área auxiliar em atividades administrativo estamos passando fome com este salário-mínimo

• Zenila
    15 de Dezembro de 2021

Gostaria de saber porque outras categorias estão tendo reajuste do salário e nós técnicos da educação estamos sem reajuste a tempos. Nosso salário já está com percas.

• Leila Maria de Souza dos Santos
    15 de Dezembro de 2021

Será que seletista tbm vai ter direito