Inaugurada a nova Sede Administrativa do Sintero

Uma cerimônia realizada na noite de sexta-feira, dia 25/04, com a participação de centenas de trabalhadores em educação e muitos convidados, marcou a inauguração da nova Sede Administrativa do Sintero, localizada na Rua Rui Barbosa, número 713, no Bairro Arigolândia, região central de Porto Velho.

A nova sede foi construída com recursos próprios, oriundos da mensalidade paga pelos filiados, e é dotada de espaço para todas as Secretarias, para a Regional Norte, espaço para a realização de assembleia com capacidade para mais de duas mil pessoas e um moderno auditório com capacidade para mais de 300 pessoas.

A cerimônia de inauguração foi aberta pelo presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, e contou com a participação de quase todos os ex-presidentes do sindicato, lideranças sindicais de outras categorias, representantes de vários órgãos e da deputada federal Marinha Raupp.

Todos discursaram e ressaltaram a competência das gestões que transformaram o Sintero em um dos maiores e mais combativos sindicatos da Região Norte do país.

O primeiro presidente do Sintero, Roberto Sobrinho, lembrou das dificuldades enfrentadas para a fundação do sindicato e para iniciar o seu funcionamento. Ele disse que os primeiros passos foram em uma casa alugada, e logo em seguida foi adquirido o imóvel onde hoje foi construída a nova Sede.

O segundo presidente do Sintero, Nereu Klosinski, destacou a falta de estrutura no início das atividades, o que dificultava a luta. Mesmo assim, segundo ele, o Sintero se solidificou a partir dos grandes embates com os governos em defesa dos direitos dos filiados.

O terceiro presidente, José Wildes de Brito, em seu discurso lembrou que ao mesmo tempo em que desenvolvia a luta, era preciso estruturar o sindicato, o que fez com a construção da Sede Social e de várias sedes regionais.

O quarto presidente, o professor João Duarte, não pode participar da cerimônia de inauguração porque estava em atividade fora do Estado de Rondônia, mas enviou uma mensagem parabenizando a categoria pela conquista, e destacando os grandes momentos de luta.

A professora Claudir Mata foi a quinta presidente do Sintero e a primeira mulher a presidir a entidade. Ela destacou que agora, com a nova Sede, a categoria terá um melhor atendimento e mais condições de desenvolver a luta.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, fez uma breve explanação sobre a luta dos trabalhadores em educação destacando bandeiras como a transposição, a luta por salário justo, pelo pagamento dos precatórios, pela implantação de direitos como o auxílio alimentação, o auxílio transporte no interior, e pelo pagamento de direitos como a Licença Prêmio.

Ele disse que ainda é preciso lutar muito mais para que os trabalhadores em educação sejam respeitados como deveriam, e que tenham salário justo e melhores condições de trabalho.

“A entrega desse prédio à categoria simboliza mais uma vitória da luta, mas também significa que a luta tem que continuar. Por isso conclamo a todos os trabalhadores em educação para que apoiem a luta do Sintero e participem das atividades sindicais”.

Após a cerimônia foi feito o corte da fita e decerrada a placa de inauguração, e todos foram convidados a conhecer as instalações.