Mais 116 trabalhadores em educação aposentados tiveram o salário atualizado pelo Iperon com o enquadramento na Lei nº 4.248, de 06 de abril de 2018, que garantiu o Piso Salarial Nacional na carreira dos professores e garantiu um reajuste para os Técnicos Educacionais, resultado da greve que durou 45 dias.
Além disso, as aposentadorias foram atualizadas com efeitos gerados por outras leis que garantiram reajustes salariais aos trabalhadores em educação, desde a lei Complementar nº 680, de 07 de setembro de 2012.
A informação foi repassada à Diretoria do Sintero em reunião realizada nesta terça-feira, dia 23/10, da qual participaram a secretária-geral do Sintero, Dioneida Castoldi, o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Nereu Klosinski, a Diretora Geral de Previdência do Iperon, Universa Lagos o presidente da Comissão Especial, Professor Sinval e técnicos do Iperon responsáveis pela folha de pagamento.
De acordo com o Iperon, já foi concluída a análise de todos os 580 processos dos trabalhadores em educação, e os 116 aposentados que tiveram a implantação da atualização já recebem o salário atualizado neste mês de outubro. Os processos vão agora para cálculo doa retroativo para os que têm direito.
A comissão especial garantiu que o trabalho continua para que a atualização seja implantada para os demais servidores. Na reunião realizada no dia 08 de setembro o Iperon havia garantido que o enquadramento estaria concluído até o mês de novembro.
Durante a reunião a diretoria do Iperon informou que no período de janeiro a setembro de 2018 já foram publicadas 494 aposentadorias, e que há um esforço para não deixar parados os pedidos de aposentadoria que chegam ao instituto.
A secretária-geral do Sintero, Dioneida Castoldi, disse que o Sintero vai continuar acompanhando o trabalho e espera que na folha de novembro todos os aposentados da educação já estejam enquadrados e recebendo o salário atualizado. “A nossa luta é para que os aposentados tenham todos os seus direitos respeitados”, disse.
O secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sintero, Nereu Klosinski, destacou que essa atualização faz uma diferença considerável no salário dos aposentados. “Essa melhoria salarial para os aposentados é resultado da greve e de muita luta da categoria, apoiada pelo Sintero, com a incorporação de gratificações e reajuste salarial no vencimento”.
A presidente do Sintero, Lionilda Simão, reiterou o compromisso do Sintero de lutar em defesa de todos os trabalhadores em educação, sejam professores, técnicos educacionais, em atividade ou aposentados. “Algumas vezes não se consegue tudo o que se reivindica. Mas a nossa luta é contínua na defesa dos direitos e dos interesses da categoria”, disse.
VEJA A LISTA DOS SERVIDORES QUE TIVERAM OS SALÁRIOS ATUALIZADOS
NA FOLHA DE OUTUBRO
é somente para os aposentados? esta atualização?
sim. os que estão na ativa tiveram a atualização em junho.
Estou há dois anos aposentada e neste mesmo período pedi minha licença premio em pecúnia, no total quatro licenças, já que enquanto estava na ativa este direito me foi negado inúmeras vezes, sempre com alegação de não dispor de outro profissional para substituir. Pois bem estou aposentada já fazem dois anos e nada de receber. Sera que vão esperar eu morrer.
Se a senhora já apresentou requerimento e foi negado, procure o Sintero onde dispomos de assessoria jurídica para encaminhar o caso.
Sou Professora Classe A - Ch20 /Nível/Grau 003 Aposentada. Admissão 22/06/1988 quero saber se entro neste enquadramento, se terei meu salario atualizado.
Sim
Vai fazer 2 anos em 23 de novembro de 2018 que estou afastada aguardando aposentadoria e descontando o iperon e até agora minha aposentadoria não saiu.
Boatarde, a minha mãee aposentada, ela é das aposentadas que saiu da folha da união,gostariade saber se ela tem direito à esse aumento do piso salarial. Att: Fenilce Noé
Tem sim. O Sintero está cobrando do Iperon essa atualização, bem como lutando na Justiça para que eles voltem para a folha federal.
Dei entrada no meu processo de aposentadoria vai fazer dois anos em novembro próximo e até agora nada.
E os aposentados da transposição que foram excluídos do quadro dos Servidores aposentados do Ex-Território de Rondônia e que por liminar voltaram novamente a serem enquadrados nos quadros do Iperon, qual a novidade pra eles?
Eles receberão essa atualização do salário no Iperon, e o Sintero continua lutando para que eles retornem para a folha federal. Isso vai acontecer com a regulamentação que falta da lei de conversão da MPV 817.
Eu dei entrada na minha pecúnia porque tenho laudo médico de moléstia do trabalho em 2015 e ate hoje ñ tenho resposta nem uma alguém pode me ajudar pois tenho três licença prêmio vencidas porém não me deixam usufruir oque eu faço
Pedimos para que compareça ao Sintero para podermos ajudar.
Muito bem Já que o contato defende nossos direitos quero saber como faço pro governo me devolver meus dois anos de OPERON QUE FOI DESCONTADO INDEVIDAMENTE DO MEU SALÁRIO enquanto meu processo transitava a passos de tartaruga. Esperei mais de dois anos e continuei contribuindo haja vista fechei com 29 anos de contribuiçao.
Pedimos para que compareça ao Sintero para que possamos verificar a situação, para podermos ajudar.
Minha mãe era aposentada da educação, faleceu e agora meu pai recebe a pensão tem direito esse enquadramento..?
O enquadramento no último reajuste é para todos. Pedimos para que traga o contracheque para que possamos verificar quais os direitos que podem ser reivindicados.